Bebês

9 dicas que valem ouro para colocar o sono do bebê em dia

Profissionais revelam suas estratégias para criar uma rotina de sono saudável

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

baby-sleeping-on-blue-blanket-picture-id905221876

(Foto: iStock)

São três horas da manhã e seu bebê ainda está acordado e chorando. O que fazer? Tirá-lo do berço e balançar? Deixá-lo chorar e apenas dar aquela conferida para ver que está tudo bem? Amamentar? Calma, vamos te ajudar. Você já ouviu falar em treinador de sono infantil? Ele sim, saberia o que fazer. Esse especialista do século 21 ganha a vida ajudando pais a colocar bebês em uma rotina de sono saudável, com planos personalizados, telefonemas e pernoites. Nos Estados Unidos, os serviços podem variar de 50 dólares em um curso online até 3.500 dólares para visitas noturnas e um ano de suporte.

Para te ajudar, conversamos com quatro profissionais americanos experientes na área e separamos dicas que, além de valerem ouro, ainda são estratégias que realmente funcionam para colocar o bebê para dormir. Dá uma olhada:

O casal precisa estar unido

“Eu tive pais me ligando e dizendo: ‘Eu preciso fazer isso sem o meu parceiro saber’”. Isso porque, muitas vezes não concordam sobre continuar ou parar a amamentação noturna. A escritora Kim West conta que já encontrou casos em que a mãe tenta criar uma nova rotina, mas o pai realmente não consegue lidar com o choro. “Seja qual for o motivo, o treinamento do sono tende a ter muito menos sucesso quando um dos pais pensa (e diz): ‘Você criou esse problema, agora conserte’”. Tente conversar e chegar em um acordo com seu parceiro. Isso deve ser feito em parceria e tentem não explodir durante um choro à meia-noite.

Tenha calma, nem todo suspiro vai dar em choro

Nem todo som que seu bebê faz à noite significa que ele precisa de colo ou ser alimentado. Os suspiros podem significar que ele está se acomodando durante o sono – e mexer nele pode piorar o problema, especialmente se ele não estivesse realmente acordado. Antes de tomar alguma atitude, dê uma olhadinha na babá eletrônica pa