Bebês

A importância de um ritual do sono para o bebê

Saiba como fazer seu filho dormir mais facilmente e melhor

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto:Divulgação/Natura)

(Foto:Divulgação/Natura)

Uma boa noite de sono é essencial na vida do bebê (e de toda família), pois ajuda no desenvolvimento físico e mental, além de ser muito importante para o crescimento. Manter um ritual do sono significa fazer, dia após dia, a mesma coisa na hora de colocar seu filho para dormir. E os pais e mães devem ser os responsáveis por fazer essa transição para o sono tranquilo dos bebês, já que eles não têm maturidade para adormecerem sozinhos.

Assim como nas demais fases da maternidade, não existem fórmulas mágicas e o ritual de sono ideal pode variar de acordo com a idade da criança. Mas algumas medidas que têm comprovação científica fazem efeito para todos, como manter uma rotina com estimulação multissensorial, — o que um bebê sente, vê, ouve e cheira – envolvendo contato corpo a corpo através do toque de uma massagem, criar um estímulo olfativo, visual e auditivo, por meio de cheiros, vozes e músicas leves. Tudo isso ajuda a acalmar o bebê para que ele durma mais facilmente e melhor.

Depois de bem estabelecido, o ritual que deve ser colocado em prática durante e depois do banho do bebê passa a fazer parte da vida da criança naturalmente no futuro e ainda contribui para seu desenvolvimento cognitivo.

Os benefícios da massagem

Diversas pesquisas mostram como a formação do vínculo mãe-filho é fundamental para o desenvolvimento e a saúde física e mental dos bebês. E a maneira como esses vínculos familiares se estabelecem interfere diretamente no sono do bebê. O contato pele-pele, por exemplo, aumenta a produção de melatonina (o hormônio indutor do sono) diminui níveis de cortisol (o hormônio do stress), proporciona relaxamento e estreita o vínculo afetivo.

Pensando nessa importância que o sono tem tanto para o filho, quanto para os pais, a Natura Mamãe e Bebê desenvolveu um método de massagem relaxante que, associado a uma rotina, pode ajudar os bebês a dormirem.  O ritual da massagem se inicia, primeiramente com a mãe ou o pai, pois é preciso que você esteja tranquilo para transmitir isso ao bebê. Em seguida, começa a massagem no banho com a espuma relaxante e termina no pós-banho (trocador) com o hidratante corporal.

A fragrância da espuma e do hidratante também foi testada e desencadeia estímulos relaxantes, que confortam o bebê quando usada, para que a hora de dormir seja saudável e cheia de afeto. E para deixar aquele cheiro de amor que só Mamãe e Bebê tem, a água de colônia relaxante tem fragrância de lavanda e camomila e estimula uma noite de sono ainda mais tranquila. Conheça o passo a passo da massagem relaxante de Natura Mamãe e Bebê:

– Primeiro, faça um exercício de relaxamento para acalmar suas próprias emoções. Inspire de forma lenta e profunda contando mentalmente até 4. Repita este ciclo de respiração cinco vezes. Em seguida, faça uma massagem circular, com a palma da mão, no centro do seu peito, de 5 a 7 vezes. De preferência, mantenha os olhos fechados.

– Com o bebê na banheira em água morna, repita o movimento circular no peito da criança. Para que a mão deslize com mais facilidade e o bebê seja estimulado pelo aroma leve e calmante, use o sabonete espuma Mamãe e Bebê. Não se esqueça de explicando o que está fazendo para que seu filho ouça sua voz e se sinta seguro e acolhido.

– Vire o bebê de modo que você cruze seu antebraço por baixo dos braços dele e possa segurá-lo com a mão pela axila oposta. Com a outra mão, faça movimentos lentos de vai e vem, abrindo e fechando os dedos na cabeça do seu filho. Repita cinco vezes.

– Com o indicador e o polegar, faça movimentos circulares na nuca do bebê. Na sequência, deslize sua mão aberta pelas costas dele, fazendo uma leve pressão até a altura da lombar. Repita o movimento enquanto seu filho estiver curtindo.

– Terminado o banho, já no quarto, enquanto estiver enxugando seu filho dele, aproveite para fazer um carinho no rosto, sempre olhando nos olhos dele. Deslize as mãos lado a lado, fazendo movimentos da testa ao queixo. Repita de duas a quatro vezes.

– Para começar a massagem corporal, vire a criança de bruços e espalhe um pouco de hidratante relaxante Mamãe e Bebê para facilitar os movimentos alternados das mãos que percorrem as costas do bebê, do ombro ao bumbum. Repita três vezes.

– Para relaxar a região do pescoço, vire o bebê novamente com a barriga para cima e, com a mão aberta, faça movimentos que vão da orelha até o ombro. Massageie um braço por vez, deslizando sua mão do ombro ao punho. Sempre que quiser mais fluidez nos movimentos, use o hidratante.

– Para finalizar, deslize suas mãos da virilha ao tornozelo da criança sem pressa. Pressione seus polegares na sola dos pés, subindo do calcanhar aos dedos.

Leia também:

Cuidado com a pele do recém-nascido: saiba quais produtos usar

Natura instala trocadores em banheiros masculinos em restaurantes de cinco cidades

Hora do banho: aproveite este momento para fortalecer o vínculo de amor entre você e seu filho