Bebês

A importância de um ritual do sono para o bebê

Saiba como fazer seu filho dormir mais facilmente e melhor

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto:Divulgação/Natura)

(Foto:Divulgação/Natura)

Uma boa noite de sono é essencial na vida do bebê (e de toda família), pois ajuda no desenvolvimento físico e mental, além de ser muito importante para o crescimento. Manter um ritual do sono significa fazer, dia após dia, a mesma coisa na hora de colocar seu filho para dormir. E os pais e mães devem ser os responsáveis por fazer essa transição para o sono tranquilo dos bebês, já que eles não têm maturidade para adormecerem sozinhos.

Assim como nas demais fases da maternidade, não existem fórmulas mágicas e o ritual de sono ideal pode variar de acordo com a idade da criança. Mas algumas medidas que têm comprovação científica fazem efeito para todos, como manter uma rotina com estimulação multissensorial, — o que um bebê sente, vê, ouve e cheira – envolvendo contato corpo a corpo através do toque de uma massagem, criar um estímulo olfativo, visual e auditivo, por meio de cheiros, vozes e músicas leves. Tudo isso ajuda a acalmar o bebê para que ele durma mais facilmente e melhor.

Depois de bem estabelecido, o ritual que deve ser colocado em prática durante e depois do banho do bebê passa a fazer parte da vida da criança naturalmente no futuro e ainda contribui para seu desenvolvimento cognitivo.

Os benefícios da massagem

Diversas pesquisas mostram como a formação do vínculo mãe-filho é fundamental para o desenvolvimento e a saúde física e mental dos bebês. E a maneira como esses vínculos familiares se estabelecem interfere diretamente no sono do bebê. O contato pele-pele, por exemplo, aumenta a produção de melatonina (o hormônio indutor do sono) diminui níveis de cortisol (o hormônio do stress), proporciona relaxamento e estreita o vínculo afetivo.

Pensando nessa importância que o sono tem tanto para o filho, quanto para os pais, a Natura Mamãe e Bebê desenvolveu um método de massagem relaxante que, associado a uma rotina, pode ajudar os bebês a dormirem.  O ritual da massagem se inicia, primeiramente com a mãe ou o pai, pois é preciso que você esteja tranquilo para transmitir isso ao bebê. Em seguida, começa a massagem no banho com a espuma relaxante e termina no pós-banho (trocador) com o hidratante corporal.

A fragrância da espuma e do hidratante também foi testada e desencadeia estímulos relaxantes, que confortam o bebê quando usada, para que a hora de dormir seja saudável e cheia de afeto. E para deixar aquele cheiro de amor que só Mamãe e Bebê tem, a água de colônia relaxante tem fragrân