Alerta: bebê com coronavírus apresenta forte inflamação que pode ser novo sintoma da covid-19

O caso foi reportado em um hospital na Califórnia, levantou pesquisas sobre a possibilidade de crianças com vírus apresentarem a condição inflamatória, chamada de doença de Kawasaki

Resumo da Notícia

  • Bebê de 6 meses apresenta sintomas de inflamação grave
  • A doença de Kawasaki pode estar associada ao coronavírus
  • Ela teve teste positivo para o vírus mesmo com outros sintomas
Bebê apresenta doença inflamatória e covid-19 (Foto: Reprodução/ TheSun)

Nesta última semana, médicos do Reino Unido ficaram intrigados com um caso chocante de uma bebê de apenas seis meses, que aconteceu na Califórnia.

-Publicidade-

Ela apresentava sintomas inflamatórios, comuns de uma doença rara conhecida como “Kawasaki”, mas após alguns dias de acompanhamento, foi identificada a possibilidade da menina estar com coronavírus.

Após a bebê testar positivo para o novo coronavírus, especialistas do mundo todo estão estudando uma possível ligação entre as duas doenças.

-Publicidade-
(Foto: Reprodução/The Sun)

Segundo o jornal britâncio TheSun, a menina apresentou sintomas como manchas vermelhas na pele, conjuntivite, febre e lábios rachados e recebeu tratamentos para casos de distúrbio nos vasos sanguíneos, conhecido como “IVIG”. O tratamento consiste em receber anticorpos de imunoglobulinas, de doadores saudáveis.

Felizmente, a menina teve melhora no estado de saúde já recebeu alta para voltar para casa. Agora, os pesquisadores continuam trabalhando nas possibilidades de associação ao estado inflamatório multissistêmico em crianças

Alerta para novos sintomas

O Sistema Nacional de Saúde (NHS) e os pediatras do The Royal College of Paediatrics and Child Health, no Reino Unido, fizeram um alerta sobre outros sintomas, observados apenas nas crianças, sobre novo coronavírus. De acordo com o jornal The Guardian, apesar do número ainda ser pequeno, foi notado uma inflamação multissistêmica com sintomas semelhantes aos da gripe. Vale lembrar que a maioria das crianças testaram positivo para o covid-19.

De acordo com o NHS, os sintomas são os da Síndrome do Choque Tóxico e da Doença de Kawasaki. “Os casos têm em comum a sobreposição de sintomas da Síndrome do Choque Tóxico e Doença de Kawasaki com parâmetros sanguíneos consistentes com Covid-19 severo em crianças”, explicaram os médicos.

O que assemelha os dois problemas de saúde são: dor no abdômen e músculos, diarreia, náuseas ou vômito, descascamento e erupções na pele, febre alta, fadiga, língua inchada, avermelhada e com caroços, dificuldade em respirar e ainda a pressão baixa. O aumento dos casos com os sintomas começou a ser percebido nas últimas três semanas, em crianças de todas as idades.

Os pediatras ficaram em alerta com a situação: “Existe uma crescente preocupação que uma inflamação relacionada ao Covid-19 está acontecendo entre crianças no Reino Unido ou que pode haver outro patogênico infeccioso associado a esses casos”. Eles reforçaram também que caso as crianças apresentem os sintomas, é importante ir ao médico imediatamente.

 

-Publicidade-