Bebês

Amamentação sem segredo: confira perguntas respondidas por uma especialista

O tipo de parto influencia na amamentação?

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

Leite materno é importante para a saúde do bebê (Foto: iStock)

Leite materno é importante para a saúde do bebê (Foto: iStock)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhuma mãe sabe como amamentar logo de cara. Tudo vai depender do seu filho, do quanto você produz de leite e de como você se adapta a essa rotina. A enfermeira obstetra Cinthia Calsinski tirou várias dúvidas na live do Facebook e deu dicas de como amamentar da melhor forma!

O nervosismo da mãe de não conseguir amamentar influencia?

Influencia. Geralmente a gente fala que amamentação é natural, mas na verdade é algo que se aprende, tanto a mãe quanto o bebê. Acho que para diminuir o nervosismo o importante é manter essa ideia de que isso é novo para os dois. Muitas vezes, as coisas engrenam facilmente e a mulher tem zero problema.

O que é o colostro?

O colostro é o primeiro leite materno, que aparece antes da apojadura (descida do leite) e confere ao bebê imunidade adquirida pela mãe. Fora isso, ele coloniza o intestino com bactérias do bem e constrói a flora intestinal do bebê. Ele também é menos volumoso porque é concentrado com tudo o que o bebê precisa na quantidade que ele consegue mamar.

O que é e o que não é normal na amamentação?

Sentir dor não é normal. Amamentar mordendo um pano ou dando soquinhos na cadeira não está certo. A pega correta não tem dor.

Amamentação é muito importante nos primeiros dias de vida do bebê (Foto: GettyImage)

Amamentação é muito importante nos primeiros dias de vida do bebê (Foto: GettyImage)

O tipo de parto influencia na amamentação?

Muito! É diferente hormonalmente quando uma mulher fez cesariana, mas passou pelo trabalho de parto, o bebê está mais preparado. Em uma cesárea agendada, às vezes ele não está preparado. Isso não quer dizer que ela vá ter um problema, mas que talvez o bebê precise de um pouco mais de tempo.

Como saber se a pega é correta?

Você não vai ter dor e você vai sentir a sensação de esvaziamento do peito. O que você precisa observar no seu filho é a fralda. Se ele estiver fazendo xixi em grande quantidade e cocô quer dizer que está tudo certo.

É precisa preparar os seios para amamentar?

Não precisa. O mamilo possui os tubérculos de Montgomery, que soltam uma gordura imperceptível que prepara o peito para a amamentação. Ou seja, quanto menos a mulher fizer, melhor: lavar o seio com sabão e passar cremes são atitudes que interferem nessa produção natural.


Leia também:

Mãe conta detalhes da luta contra o câncer de mama: “Descobri durante a amamentação”

Tudo que você precisa saber sobre a primeira amamentação em casa

Benefícios do leite materno começam antes da amamentação; entenda