Bebês

Ar-condicionado: como aliviar o calor do seu filho nos dias quentes

O aparelho deve estar com a manutenção em dia para não trazer prejuízos!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

bebenomemenina

Nos primeiros dias de vida, é difícil perceber quando seu filho está com frio ou com calor, pois os sinais não são claros. Mas pode acreditar: bebês sentem tanto calor quanto a gente. A partir dos 3 meses já podemos notar alguns sinais físicos como suor. Não se assuste com os pés ou mãos frias, são normais, não quer dizer que eles estão com frio. A principal dica para esses dias de calor é usar roupas adequadas, como bodys

Vários métodos podem ser usados para refrescar seu filho, como mais banhos por dia ou toalhas molhadas, mas os mais falados são ventiladores e ar-condicionado. Mas quais são os cuidados que precisamos ter ao utilizar esses aparelhos?

Segundo a pediatra Débora Passos, mãe de Rodrigo, Isabela e Gustavo, a temperatura ideal para o ar-condicionado no ambiente em que o bebê está é 25°, mas “o importante é que o ambiente seja umidificado, mesmo que por uma bacia de água”, orienta.

Ventilador e ar-condicionado podem ser usados, mas da maneira correta (Foto:iStock)

Ventilador e ar-condicionado podem ser usados, mas da maneira correta (Foto:iStock)

A manutenção do filtro do aparelho deve estar em dia para evitar acumulo de sujeira e comprometimento do sistema. O ideal é manter as tubulações bem limpas para preservar a eficiência do ar, prolongar sua vida útil e evitar que agentes contaminantes possam entrar em ação. Precisa se preocupar também com mudanças bruscas de temperatura que podem causar choque térmico. Dra. Débora alerta que “isso pode causar uma alteração na mucosa respiratória, o que expõe o bebê à infecções bacterianas ou alergias, como rinite ou bronquite”. Antes de sair do ambiente climatizado, aumente um pouco a temperatura e espere para sair do local.

Os ventiladores não alteram a temperatura do local e acabam causando mais conforto, mas não podem estar diretamente apontados para o bebê. A temperatura normal de um recém-nascido é de 36° a 36,5°, então antes de se preocupar com uma febre, retire o excesso de roupa do bebê, pois essa pode ser a causa do aumento de temperatura, alerta a pediatra.

Leia também: