Banho do recém-nascido: quatro produtos essenciais para te ajudar na higiene do bebê

Os cuidados com a pele do bebê devem começar desde cedo! Na hora do banho, esse momento vai além do ritual de limpeza, fortalecendo a conexão entre pais e filhos. Confira algumas dicas e quais produtos usar

Resumo da Notícia

  • O banho do recém-nascido faz a diferença no fortalecimento de vínculos da família
  • Todo o processo vai além do ritual de limpeza, auxiliando também no desenvolvimento do bebê
  • Listamos quatro produtos para te ajudar durante o banho do seu filho

O banho do recém-nascido é um momento superespecial e faz a diferença no fortalecimento de vínculos da família. Todo o processo vai muito além de um simples ritual de limpeza, pois ajuda no desenvolvimento da percepção sensorial e no contato pele a pele.

-Publicidade-

Assim que o bebê nasce, a hora do banho é uma das principais preocupações dos pais de primeira viagem. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de ouro do que fazer e quais produtos usar para deixar o momento ainda mais único.

Preparando o ambiente

Antes de começar o processo, é muito importante ter um ambiente espaçoso, onde você possa se movimentar e deixar tudo organizado. Por isso, a principal dica é ter todos os produtos que irá usar em mãos, como: sabonete, creme contra assaduras, fraldas, hidratante, roupas limpas, entre outros.

O banho do bebê é uma das principais preocupações dos pais de primeira viagem (Foto: Getty Images)

Outro passo importante, principalmente se estiver frio, é manter as portas e janelas fechadas para que o bebê não pegue friagem. Para a água do banho, mantenha a temperatura entre 37°C e 38°C. Não esqueça de checar se ela não está quente demais, evitando assim possíveis queimaduras. Vale lembrar ainda que a profundidade deve ser em torno de 5 cm!

Antes de colocar o bebê dentro da banheira, limpe a região da fralda com um algodão umedecido, evitando que a água do banho seja contaminada. Depois de preparar o ambiente, é hora do banho!

Passo a passo do banho do bebê

  • Posicione o bebê no braço esquerdo e utilize a mão direita para lavar cuidadosamente o rosto. Em seguida, limpe os olhos de fora para dentro. Utilize a ponta da toalha ou uma manta de algodão para secar.
  • Proteger os ouvidos é superimportante! Umedeça a cabeça do bebê com cuidado e esfregue delicadamente o topo e também a nuca. Depois de enxaguar, use a touca da toalha para secar e proteger a região.
  • Com o bebê dentro da banheira, apoie a cabeça e pescoço no braço, segurando-o pela axila delicadamente. Com a outra mão livre, lave todo o corpo, passando pelo peito, mãos, braços, pernas e pés. Em seguida, vire o bebê com as costas para cima, sem deixar de dar apoio, repetindo o processo.

Qual sabonete usar para o banho?

Na hora de escolher o sabonete para o banho do bebê, é essencial utilizar aquele que tenha o pH ideal, evitando possíveis ressecamentos. Uma opção é o sabonete líquido de glicerina vegetal da Granado, que limpa com suavidade e permite uma pele mais macia e perfumada, sem adição de parabenos ou ingredientes de origem animal. Além disso, todos os produtos da linha Bebê da Granado são dermatologicamente testados!

Sabonete líquido de glicerina vegetal da Granado(Foto: Divulgação)

De olho no shampoo do bebê!

Escolher qual shampoo usar é um passo importante na hora do banho. Prefira sempre os que são dermatologicamente testados, livres de parabenos, corantes e ingredientes de origem animal, assim como os da Granado! Eles são formulados com tensoativos suaves, deixando os fios mais macios, perfumados e fáceis de pentear. Além disso, não irritam os olhos! Com embalagens de 250ml, eles estão disponíveis nas versões tradicional, lavanda, erva-doce e camomila.

Shampoo Granado Bebê (Foto: Divulgação)

Como secar o bebê

Assim que terminar a primeira etapa do banho (rosto e cabeça), é muito importante secar a região para que o bebê não pegue friagem. Depois de lavar o corpo, utilize uma toalha específica para o banho, ou ainda uma fralda de algodão, justamente por ser mais macia.

O que fazer depois do banho?

Depois de retirar o bebê da banheira e secá-lo, enrole-o em uma toalha até o trajeto do trocador. Posicione a fralda embaixo da criança e aplique uma fina camada do Creme contra Assaduras da Granado. Dessa maneira, seu filho fica mais protegido, prevenido e aliviado das irritações da pele!

Creme contra assaduras da Granado (Foto: Divulgação)

Com toque seco, ele se espalha de forma fácil e é formulado com 40% óxido de zinco e enriquecido com D-pantenol, alantoína, óleo de amêndoa doce, proteínas de trigo, da aveia e vitamina E. Feito especialmente para as peles mais sensíveis, é dermato e pediatricamente testado, hipoalergênico e livre de parabenos, corantes, perfume e ingredientes de origem animal.

Hidratante Suave Relaxante da Granado (Foto: Divulgação)

Outro cuidado que deve ser levado em conta é o uso de hidratantes para repor a água e a gordura perdidas naturalmente pela pele. Com nova fórmula e uma embalagem mais prática, o Hidratante Suave da Granado tem poder nutritivo e hidratante! Feito especialmente para a pele do bebê, tem boa absorção e é mais suave. Disponível nas versões tradicional, camomila, erva-doce e lavanda, não possui parabenos, corantes ou ingredientes de origem animal. Vale lembrar que ele pode ser usado diariamente, tanto no corpo, como no rosto do recém-nascido.