Bebês

Bebê nasce com catarata e caso serve de alerta: “Havia uma nebulosidade nos olhos dele”

O menino precisou passar por duas cirurgias para tratar as cataratas

Cinthia Jardim

Cinthia Jardim ,filha de Luzinete e Marco

(Foto: reprodução / Daily Mail)

O pequeno Theo Bennet, de quase dois anos de idade, sofria de uma catarata congênita nos dois olhos, que deixava sua visão embaçada. O caso aconteceu em Wilberfoss, perto de York, na Inglaterra e no vídeo é possível ver a alegria do menino, com seus óculos novos, vendo o pai, Joe, de 37 anos, pela primeira vez.

Geralmente a catarata acontece conforme a idade vai ficando mais avançada, mas afeta uma em cada 3 mil crianças no mundo. A maioria dos casos não tem uma causa definida e não estão relacionados a nenhum outro tipo de doença, mas podem acontecer por traumas oculares ou infecções enquanto o bebê ainda está no útero.

(Foto: reprodução / Daily Mail)

Lois, a mãe do menino, que é parteira no York District Hospital, disse que viu as cataratas no filho pela primeira vez em setembro do ano passado. Theo estava deitado de costas no berço e ela resolveu filmá-lo para mostrar ao marido. “Quando ficava mais escuro, era possível ver as pupilas dele dilatando e uma espécie de nebulosidade no meio”, acrescentou Joe em entrevista ao veículo britânico, Daily Mail.

A mãe de Theo, notou que havia algo de diferente aos seis meses de idade do menino, pois os olhos pareciam turvos. Em outubro de 2018, ele passou por uma cirurgia de aproximadamente cinco horas para remover as cataratas e as duas lentes defeituosos, sendo assim substituídas por artificiais. Duas semanas após a operação, o menino começou a usar óculos corretivos e era nítido a felicidade dele.

(Foto: reprodução / Daily Mail)

Em junho de 2019, o menino precisou passar por mais uma cirurgia, mas dessa vez, apenas para limpar as células que aderiram às lentes artificiais. Estima-se que quando Theo tiver sua visão totalmente desenvolvida, precise usar óculos corretores ainda por um tempo.

Agora, Theo já está com 18 meses e adora brincar com os irmãos mais velhos, subir em objetos, descer em escorregadores e correr atrás dos gatos da família. Joe explicou que era como se o filho vivesse em um mundo triste e escuro, e que assim que realizou a cirurgia, a vida do menino mudou e “as cortinas foram abertas para o mundo”.

Quando ele fez a cirurgia, no dia seguinte em que sua visão estava mais clara, podia-se dizer que algo era um pouco diferente. Quando Theo colocou os óculos, ele olhou para mim com um grande sorriso e você podia vê-lo olhando em volta. Era de derreter o coração, porque eu podia dizer ‘ele pode realmente ver agora'”, contou Joe ao Daily Mail. “Foi incrível, nós o levamos para sair naquela tarde e era evidente que ele estava olhando o mundo ao seu redor como nunca havia feito antes”.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia mais:

É possível seu bebê nascer com catarata, sim!

Você sabe como é o desenvolvimento da visão do bebê? Descubra

Nutriente ajuda a melhorar a visão da criança