Bebês

Blogueira posta foto do filho e secreção no rosto do bebê chama atenção

Sarah Poncio tem mais de 600 mil seguidores no Instagram

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Reprodução Instagram @sarah)

Sarah tem apenas 21 anos (Foto: Reprodução Instagram @sarah)

Mãe de dois filhos e blogueira lifetstyle, Sarah Poncio registrou o nascimento do caçula João Márcio na sua conta do Instagram, que possui mais de 600 mil seguidores, e chamou a atenção dos internautas. Tudo porque a pele do bebê estava com um aspecto intrigante: uma camada de sebo branco.

“O que são essas manchas brancas?” perguntou uma seguidora. A blogueira não respondeu, e por isso resolvemos falar sobre vérnix, que é muito comum nos recém-nascidos. Essa substância branca e gordurosa, é decorrente ao acúmulo de secreção das glândulas durante os últimos meses da gestação. Ela também ajuda a isolar o bebê termicamente, protegendo-o do frio.

"Um filho, uma luz, uma esperança, um renovo, um ânimo bom, uma força que nasce, que toma o nosso ser." (Foto: Reprodução Instagram @sarah)

“Um filho, uma luz, uma esperança, um renovo, um ânimo bom, uma força que nasce, que toma o nosso ser…” (Foto: Reprodução Instagram @sarah)

O vérnix também tem um papel muito importante para proteção da criança. Logo após o parto, ela está tem o primeiro contato com outra atmosfera que possui milhares de micro-organismos causadores e doenças, e a camada gordurosa impede que possíveis infecções aconteçam. 

De acordo com a pediatra Márcia Lika Yamamura, a substância funciona como uma espécie de lubrificante natural que ajuda o bebê a deslizar pelo canal vaginal na hora do parto. 

Qual é a hora certa para remover o vérnix do bebê?

A Dra. Márcia explica que o ideal é manter a substância na pele do recém-nascido por cerca de 6 a 8 horas (no máximo) após o nascimento. Por ser natural, o vérnix tende a começar a desaparecer mesmo antes do primeiro banho do bebê.

Mas tudo depende do caso, não é regra geral! Apesar de o vérnix por si só não oferecer riscos para a saúde do bebê, quando infecções como HIV são diagnosticadas previamente, é necessário remover a substância da pele da criança antes do período indicado pela pediatra.

"Indo pra casa! Obrigada papai do céu" (Foto: Reprodução Instagram @sarah)

“Indo pra casa! Obrigada papai do céu” (Foto: Reprodução Instagram @sarah)

Depois de 24 horas do parto, Sarah postou a foto do João Márcio sem a camada de vérnix!

Leia também:

Para se inspirar: 4 mães blogueiras gringas que você precisa seguir

“Maternidade não como capa de revista”, diz blogueira Rúbia Baricelli

5 motivos pelos quais ter uma ‘blogueira fitness infantil’ é preocupante