Bebês

Chega de fraldas! 3 dicas simples para treinar seu filho para o penico

E calma, a paciência é fundamental nesse momento

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

A hora do desfralde é um momento muito esperado, mas também preocupante para várias mães. A gente sabe que você fica aliviada porque vai parar de usar aquele monte de fraldas, mas e aquele medo de não saber como vai ser todo o processo? Selecionamos algumas dicas para treinar seu filho para usar o penico:

Seja paciente

É importante lembrar que não existe um cronograma universal para quando a criança deve ser treinada para o banheiro – isso geralmente acontece entre 18 meses a quatro anos – então forçar seu filho a usar o penico antes que ele esteja pronto pode piorar todo o processo para vocês dois. Pressioná-la a realizar algo que ela simplesmente não está preparada, tem o potencial de afetar negativamente sua autoestima.

Pergunte ao seu filho regularmente se ele quer ir ao banheiro. Com o tempo, ele perceberá por conta própria quando ele precisará fazer xixi e, em breve, ele nem precisará dos seus gentis lembretes.

Verifique as regras da escola

Em vez de se preocupar desnecessariamente sobre a questão, ligue para a escola do seu filho diretamente para ver como sua política define o treinamento para o penico e se há alguma flexibilidade. Não hesite em conversar e pergunte aos professores se eles podem trabalhar com você para elaborar um plano para impulsionar essas “habilidades” no seu filho.

Acredite: a escola pode ajudar (e muito) nesse processo. Isso porque seu filho não vai querer parecer infantil para seus colegas que já usam o banheiro, então será um belo incentivo.

Não deixe se abalar por conta dos contratempos

Ir para a pré-escola é uma grande transição, então crianças – até mesmo as que já são treinadas para o banheiro – podem regredir um pouco durante este tempo e alguns acidentes podem acontecer. Mas alguns deslizes certamente não significam que você está de volta ao começo. Mesmo que ele pareça estar regredindo, não recorra ao uso de fraldas, isso pode fazer com que o penico seja ainda mais adiado. Lembre de parabenizá-lo quando ele for ao banheiro e, quando não, incentive-o com frases encorajadoras como: “Não se preocupe, você vai conseguir”. Punir, repreender ou lembrá-lo sobre a exigência pré-escolar poderia deixá-lo ainda mais ansioso.

Leia também:

E a hora do desfralde, quando chega?

6 dicas para ajudar seu filho no momento do desfralde

O que você deve saber antes do seu filho começar a pré-escola

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não