Como arrumar o quarto do bebê: veja dicas de organização das roupas, cômoda e enxoval

Aprenda deixar as roupinhas outros itens organizados de um jeito simples e prático

(Foto: Getty Images)

A chegada de um bebê traz muitas expectativas e uma boa dose de ansiedade. Afinal, sua vida vai se transformar por completo durante e depois da gravidez. A preparação do quarto do seu filho é uma das etapas que acabam dando certo trabalho e geram muitas dúvidas para as mães de primeira viagem.

-Publicidade-

Por isso, para curtir melhor a sua gestação e não precisar fazer tudo na correria e de última hora, o ideal é deixar o quarto do bebê pronto para a chegada dele com antecedência. E isso inclui a organização das roupas e do enxoval do seu filho no guarda-roupa, onde devem ser guardadas as peças de tamanho maior e usadas com menos frequência, e na cômoda, que deve abrigar todos os itens do dia a dia do bebê.

Antes de começar a organização, é muito importante lavar as roupas com produtos adequados e aprovados para bebês e fazer uma boa limpeza nos móveis com um pano umedecido com água. Feito isso, o primeiro passo é separar as roupas e sapatos de acordo com os tamanhos: RN, de 0 a 3 meses, de 3 a 6 meses, de 6 a 9 meses, de 9 meses a 1 ano e acima de 1 ano.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

Cômoda

Para a cômoda, o ideal é deixar os itens que serão mais usados no dia a dia, como:

  • os itens de higiene: (fraldas, algodão, cotonete, álcool-gel, garrafa térmica de água, pote para colocar a água e lenços umedecidos)
  • as fraldas
  • as roupas no tamanho que o bebê está usando no momento

Na primeira gaveta, coloque os itens que precisam ficar sempre à mão, como fraldas, bodies e panos de boca. Nas gavetas de baixo, organize os macacões, calças, babadores e meias — sempre considerando as estações do ano.

Guarda-roupa

Para organizar o guarda-roupa, comece pelo maleiro, onde podem ser guardados os produtos que não serão usados tão cedo, como chupetas, estoque de fraldas, mamadeiras, talheres, pratinhos, brinquedos e mordedores. Inclua também neste espaço as peças de tamanhos maiores, que não couberam nas gavetas.

Os cabideiros podem ser usados para pendurar as peças de tamanho RN e de 0 a 3 meses, como vestidos, macacões, casaquinhos, jardineiras e jaquetas — que costumam ser menos usadas. Se sobrar espaço, inclua as roupas de 3 a 6 meses. As divisórias de cabide podem facilitar a separação e identificação dos tamanhos. Nas prateleiras, podem ficar as mantas, fraldas, trocas de conjuntos de berço, roupa de cama e de banho.

(Foto: Getty Images)

Para as gavetas do armário, organize sempre de cima para baixo de acordo com as idades, por exemplo:

  • Gaveta 1 – roupas de 3 a 6 meses
  • Gaveta 2 – roupas de 6 a 9 meses
  • Gaveta 3 – roupas de 9 a 1 ano
  • Gaveta 4 – roupas acima de 1 ano

Se você não tiver gavetas suficientes para caber todas as roupas, pode substituir por caixas e cestos organizadores com tampa. É só identificar tudo com etiquetas, separando por conteúdo e tamanho! Lembre-se que os bebês crescem muito rápido e perdem roupas facilmente. Por isso, o vestuário é trocado em cerca de 3 em 3 meses. Nossa dica é sempre fazer um rodízio entre as gavetas do armário e da cômoda, conforme seu filho for crescendo.

Leia também:

4 maneiras de facilitar a escolha dos itens para o quarto do bebê

Papel de parede: o que você precisa saber para escolher o do quarto do seu bebê

Decoração: confira opções de almofadas para deixar o quarto do seu filho mais aconchegante