Como deixar o bebê tranquilo na hora de trocar a fralda: 5 conselhos que podem te ajudar

Com paciência e persistência, dá para transformar a troca de fraldas em um momento mais prazeroso tanto para você como para o seu filho

Resumo da Notícia

  • É natural que o bebê fique mais agitado na hora de trocar as fraldas
  • Aquela tarefa rápida acaba virando uma batalha
  • Pensando nisso, separamos 5 dicas para esse momento se tornar mais tranquilo para o seu filho

É natural que, conforme seu filho vai crescendo, ele fique mais inquieto e agitado na hora de trocar a fralda. A gente sabe que não é fácil: o bebê rola para um lado e para o outro, resmunga, chora, derruba as coisas no chão… E, no fim das contas, o que era para durar só alguns minutinhos acaba virando uma verdadeira batalha.

-Publicidade-
Separamos dicas que podem ajudar a troca de fraldas se tornar um momento mais tranquilo (Foto: Getty Images)

Por mais que pareça difícil, trocar a fralda do bebê não precisa ser um drama. Com paciência e persistência, dá para contornar o choro, entender o porquê de seu filho estar tão incomodado e encarar a birra de um jeito mais leve. A seguir, separamos algumas dicas para você transformar a troca de fraldas em momento mais calmo e prazeroso tanto para você como para o seu filho:

1) Tenha sempre à mão tudo o que vai precisar

Acredite: a organização vai ser sua maior aliada nesse processo. Enquanto o seu filho estiver relutando para trocar fralda, a última coisa com que você vai querer se preocupar é em ficar procurando lencinhos umedecidos e cremes espalhados pela casa. Então, antes de levar o bebê para o trocador, cheque se tudo o que você precisa já está separado. Usar produtos específicos para a pele do bebê também ajuda. Assim, evita de ele se sentir incomodado ou irritado. A Granado tem uma linha completa de cuidados para os bebês e crianças, com produtos que podem ser usados desde a primeira troca de fraldas, como o Creme contra Assaduras Dermocalmante e os Lenços Umedecidos para Peles Sensíveis.

-Publicidade-

2) Converse com o bebê e explique o que você está fazendo

Diálogo nunca é demais. Mesmo que seu filho ainda não entenda tudo o que você fala, converse com ele e explique por que a fralda precisa trocada naquele momento. Diga que não vai demorar muito e que logo ele vai poder voltar ao que estava fazendo. “Narrar” o passo a passo também pode ajudar.

Se ele já for maior, dá até para pedir que te ajude a segurar a fralda limpa ou o pacote de lencinhos, por exemplo – sempre com supervisão, é claro. Isso faz com que ele fique entretido e esqueça o desconforto por um tempo.

3) Use um brinquedo para distraí-lo

Essa estratégia também vale para a hora da higiene. Se perceber que seu filho está agitado, já ofereça um brinquedo para ele, antes mesmo de levá-lo até o trocador. Se for um brinquedo bem colorido ou que faça algum barulho, melhor ainda. Isso vai desviar o foco da atenção e fazer com que ele fique mais calmo. Só tome cuidado com os muitos pequenos ou com os que podem ter partes fáceis de soltar.

Cantar ou colocar uma música pode ser uma boa tática para acalmar o bebê (Foto: Getty Images)

4) Coloque uma música ou cante para acalmá-lo

Vários estudos já comprovaram que a música ajuda as crianças a se acalmarem e manterem o foco. Por isso mesmo, ela pode ser muito útil também na hora da troca de fralda. Cantar ou colocar uma música calma de fundo pode fazer com que seu filho preste atenção nos sons e pare com o chororô por alguns minutos. Essa dica vale principalmente para as famílias que já têm o hábito de ouvir música com os filhos desde a gravidez.

5) Tente não interromper momentos de brincadeira ou de distração

Interromper a brincadeira ou a hora do desenho nem sempre é uma boa ideia. É de se esperar que seu filho fique irritado e impaciente em parar o que estava fazendo para trocar a fralda. O segredo é ser flexível. Não dá para deixar o cocô e o xixi acumularem por muito tempo, mas esperar cinco minutinhos pode fazer toda a diferença. No começo, esse pode ser um equilíbrio difícil de chegar. Mas, com o tempo, você vai pegando o jeito e percebendo quando seu filho está mais receptivo à ideia ou não. Em último caso, você pode trocar a fralda onde ele estiver, sem interromper a atividade que estava fazendo antes.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-