Como fazer shantala no bebê

Veja o passo a passo da nossa colunista Bianca Arcangeli

Se você quer fazer shantala no seu bebê e não sabe como, este post é para você! Bianca explica os benefícios e o passo a passo dessa massagem incrível feita por ela e pela Renata Bucci da Reebok Sports Club.

-Publicidade-

Você já sabe que a interação entre você e seu filho e que o toque fortalece o vínculo. Agora, além de colo, abraço e amamentação, a massagem também é outro método – comprovado cientificamente – que faz bem para o bebê. Pediatras e terapeutas indicam como uma medida para ajudar a controlar o choro e o estresse.

Desde os anos 1960, o obstetra francês Frederick Leboyer trabalhava com massagens para dar assistência às mulheres em trabalho de parto. Em uma viagem à Calcutá, na Índia, ele viu uma mãe massageando o bebê na calçada. Foi assim que surgiu a Shantala, uma técnica milenar muito praticada por mulheres da Índia em seus bebês e que foi mundialmente divulgada por Frederick nos anos 1970.

Esse tipo de massagem busca desenvolver a interação da mãe e do filho por meio de toques sutis por todo o corpo da criança. O nome Shantala é uma homenagem à mulher indiana que ensinou a prática ao médico francês.