Cuidado natural: saiba como proteger a pele do seu bebê nos primeiros dias de vida

Até completar 2 anos, a criança tem a pele mais sensível e o sistema imunológico ainda imaturo – o que torna as alergias e irritações mais comuns

(Foto: Getty Images)

Nasce um bebê, nasce também uma nova vida para todos que estão ao redor dele. Desde o momento em que você descobre que está esperando a chegada de um filho, tudo muda de repente. A conexão com o seu bebê surge antes mesmo do nascimento: ele se movimenta ao sentir seu toque na barriga, o coração dispara ao ouvir a sua voz e o laço de amor e proteção se fortalecem mais a cada dia que passa. É no cuidado e na troca de olhares diários que você se torna mãe.

-Publicidade-

Após a chegada do bebê, você se adapta às necessidades e ao ritmo do próprio filho para protegê-lo da melhor forma e de tudo que for preciso. Mas além de se preocupar com a amamentação, sono e desenvolvimento, é importante dar atenção a uma parte fundamental para a saúde do recém-nascido: a pele.

Você sabia que a pele do bebê é bem mais fina e frágil do que a nossa? A barreira cutânea só apresenta características mais próximas a de um adulto a partir dos 2 anos de idade. “A pele dos bebês é bem mais fina que a de um adulto em relação à quantidade de camadas. Por isso, eles sentem mais frio, perdem calor com mais facilidade e podem ficar vermelhos por qualquer coisa. Como é muito delgada, a pele do bebê também absorve com muita facilidade tudo o que é aplicado sobre ela”, explica Dra. Patrícia Silveira, dermatologista focada em dermatologia natural, mãe de Sofia.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

Até completar 2 anos, a criança tem a pele mais sensível e o sistema imunológico ainda imaturo – o que torna as alergias e irritações mais comuns. Nesta fase, a pele fina absorve tudo (de bom e de ruim) que é aplicado sobre ela. Por isso é essencial ficar atenta às escolhas dos produtos e buscar opções que não agridam essa pele delicada e proporcionem segurança para o bebê.

Presentes na maioria dos cosméticos tradicionais, substâncias como parabenos, petrolatos e outros conservantes artificiais, derivados de óleo mineral, polietilenoglicol (PEGs) e corantes e fragrâncias artificiais podem ser prejudiciais para os bebês. Para você ter uma ideia do risco, o uso de produtos que possuem parabenos, por exemplo, pode provocar coceiras e alergias cutâneas nos bebês, como dermatite de contato irritativa e por hipersensibilidade.

“Quando o assunto for a pele dos bebês, a regra que vale é: menos é mais”, define Patrícia. Ao escolher os produtos de limpeza e hidratação para o seu filho, o ideal é optar pelos feitos com ingredientes naturais e, preferencialmente, orgânicos, que não possuam parabenos, óleos minerais, corantes, fragrâncias e conservantes artificiais. “Os cosméticos feitos com ingredientes naturais têm maior capacidade de hidratação. Por serem derivados de extratos, com origem vegetal e ricos em antioxidantes, eles ajudam no processo de reparação da pele do bebê, além de ter poder calmante e minimizar possíveis irritações”, explica a especialista.

(Foto: Getty Images)

O poder da calêndula

A calêndula é uma planta conhecida popularmente por suas propriedades medicinais consideradas calmantes, protetoras e renovadoras, a planta é ótima para ajudar nos cuidados com a pele delicada dos recém-nascidos e crianças pequenas. “A calêndula tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de atuar contra alguns microrganismos da pele. Os bebês têm uma pele tão vulnerável, que até os próprios fungos da pele podem ser agressivos. A planta ajuda a minimizar a ação desses fungos e acalmam os microrganismos que já existem na flora”, diz Patrícia.

Apesar de não haver comprovação científica sobre seus benefícios, a calêndula pode atuar como um calmante e ajudar a desenvolver a função protetora na pele jovem do bebê. Os extratos da planta estão presentes na maioria dos cosméticos da Weleda, marca pioneira e líder global no desenvolvimento de cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos. Há 50 anos, a calêndula é a planta primária para os produtos da linha de cuidados para bebê e crianças, que acompanham o ciclo de cuidado que seu filho merece desde o primeiro dia de vida.

A linha de calêndula oferece uma solução completa para a rotina de higiene do bebê, com creme para prevenção de assaduras, gel dental sem flúor, shampoo e body wash, óleo hidratante, creme facial, loção hidratante, sabonete e banho hidratante. Todos os produtos da linha de calêndula são compostos por ingredientes naturais e livres de corantes, fragrâncias e conservantes artificiais, petrolatos, parabenos, óleos minerais e ingredientes sintéticos.

Babycreme de calêndula: previne as assaduras do bebê e impede a irritação da pele na área da fralda (Foto: Divulgação/Weleda)
Gel dental infantil sem flúor: ideal para dentes de leite, previne cáries e formação de placas bacterianas (Foto: Divulgação/Weleda)
Shampoo & Body Wash de calêndula: este produto 2 em 1 pode ser usado no corpo e nos cabelos do bebê. Limpa sem agredir a pele e o couro cabeludo (Foto: Divulgação/Weleda)

Leia também:

4 coisas que você precisa saber sobre a pele do seu bebê

Cuidado com a pele do bebê: os produtos naturais e orgânicos são os mais indicados

Aprenda como evitar as brotoejas de calor na pele do bebê

 

    -Publicidade-