Cuidados com a pele do bebê: saiba como evitar assaduras e irritações a partir do nascimento

Fina e sensível, a pele do bebê merece cuidados e produtos específicos

(Foto: Getty Images)

Os bebês são considerados recém-nascidos desde o nascimento até o 28º dia de vida. Quando você percebe que não está mais amparada pelos médicos e enfermeiros do hospital ou da maternidade, é natural bater aquela insegurança ao chegar em casa com seu filho. Afinal, essa fase é marcada pela primeira adaptação do bebê ao mundo aqui do lado de fora. Assim que seu filho nasce, tudo muda de repente. 

Por isso, é essencial saber todas as dicas para que essa fase seja um pouco mais tranquila e sem medos. Em meio aos cuidados com o bebê, é importante dar uma atenção especial para a pele. Isso porque até completar 2 anos de idade, a criança apresenta uma barreira cutânea mais fina, sensível e suscetível à infecções. Por ser mais delgada, a pele do bebê também absorve com muita facilidade tudo que é aplicado sobre ela, de bom e de ruim. 

A pele tem diversas funções no nosso organismo, entre elas o equilíbrio da água, controlar a temperatura do corpo, absorver a vitamina D e principalmente como meio de contato físico entre você e seu filho, para fortalecer ainda mais o carinho e amor que chegam através do toque. Mas não basta apenas cuidar das áreas que são mais visíveis. Segundo Dr. Claudio Len, pediatra, nosso colunista, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, a região com maior chance de irritação é a das fraldas, por estar mais abafada e em contato direto com a urina e fezes. 

(Foto: Getty Images)

Por ser uma área menos visível no dia a dia, também é mais esquecida e, na maior parte das vezes, as complicações aparecem nessas áreas que ignoramos. “A prevenção é o melhor caminho para tudo: usar produtos de boa qualidade e protetores para assaduras ajuda muito”, aconselha o especialista. Grande parte das irritações aparecem quando a pele não está totalmente seca, por isso, é fundamental usar produtos que facilitem a absorção, principalmente no período noturno, em que você vai trocar menos a fralda do bebê. 

Hora do banho!

Esse costuma ser o primeiro grande desafio para os pais de primeira viagem. A gente fica achando que o bebê vai escorregar, se machucar ou até se afogar. Não, nada disso vai acontecer. Antes de tudo, deixe as coisas separadas. O trocador por perto, a toalha, o sabonete, o shampoo e o algodão. E lembre-se: basta um banho por dia. A temperatura recomendável de água é em torno de 35 a 37ºC.  Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar. Feche janelas e portas para não entrar corrente de ar frio. Tire a fralda e limpe o bebê antes de colocá-lo na banheira. Restos de xixi e cocô podem contaminar a água da banheira se você não fizer essa limpeza.

Xô, assaduras!

“A prevenção é o melhor caminho para tudo: usar produtos de boa qualidade e protetores para assaduras ajuda muito”, aconselha Dr. Claudio. É importante usar um creme de prevenção às assaduras e manter a região da fralda sempre seca. Sempre antenada às novidades e escutando quem mais entende do assunto, a Pom Pom desenvolveu a nova Protek Proteção de Mãe, com canais super absorventes, que fazem com que o xixi fique melhor distribuído na fralda. Ela proporciona uma absorção duas vezes mais rápida e garante que seu filho fique sequinho o dia todo.

Para tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com a pele do bebê, fizemos um bate-papo ao vivo direto da redação com o Dr. Claudio, em parceria com a PomPom. É só dar o play no vídeo!

Leia também:

Chega de dúvidas! Ferramentas para te ajudar da gravidez aos primeiros meses de vida do bebê

Cuidados com a pele do bebê: como evitar as temidas assaduras?

Como dar banho no bebê: 9 dicas para deixar esse momento mais tranquilo