Cuidados com a pele do bebê: tudo o que você precisa saber para evitar as assaduras

Algumas medidas simples no dia a dia podem prevenir a vermelhidão e garantir a saúde da pele do seu filho

Resumo da Notícia

  • É preciso um cuidado especial com a pele do bebê para evitar assaduras
  • Confira algumas dicas para manter a saúde da pele
  • Cuidar agora é garantir o bem-estar no futuro
Veja como proteger a pele do seu filho das assaduras (Foto: Getty Images)

A chegada de um bebê em casa é uma verdadeira missão. Em meio a tantos cuidados, é fundamental dedicar uma atenção especial para a pele dos recém-nascidos, já que ela ainda não está totalmente formada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, até os dois anos de idade, a criança tem uma barreira cutânea mais fina, sensível e suscetível à infecções, uma vez que absorve com maior facilidade tudo o que é aplicado nela. 

-Publicidade-

Um dos maiores problemas nesses primeiros anos de vida são as assaduras. Além da pele irritada, vermelha, com ardência, coceira e dor, elas também podem prejudicar o sono e alimentação da criança. Por isso, todo o cuidado é bem-vindo para garantir o bem-estar do seu filho. 

As assaduras podem levar a vermelhidão, bolinhas, inchaço e até descamação no bumbum e virilha. As regiões mais quentes e com “dobrinhas” costumam ser as mais afetadas, com destaque para a área das fraldas, já que a maioria dos casos surge do contato prolongado com a urina e fezes. Assim, é preciso estar atento às medidas de seguranças e produtos que serão usados no cuidado com a pele.

-Publicidade-
A região das fraldas é a mais afetada pelas assaduras (Foto: Getty Images)

A melhor forma de tratar um problema é com a prevenção. Não basta apenas cuidar das áreas mais visíveis, mas justamente reforçar nas demais. Os locais que ignoramos são, geralmente, os mais afetados. Veja alguns cuidados fundamentais para evitar as assaduras no seu filho:

Troque a fralda do bebê sempre que possível

Como dito acima, a região das fraldas é a mais afetada por assaduras e isso acontece pelo contato com urina e fezes. Assim que você perceber que a fralda está molhada, é recomendado trocar. 

Limpe a área dos órgãos genitais com cuidado 

A limpeza faz toda a diferença na hora de garantir a saúde da pele. Utilize água morna e sabonete para a higiene, mas quando finalizar se certifique de deixar a região bem seca antes de voltar a colocar a fralda.

Deixe a fralda mais folgada 

Não aperte tanto! Um erro comum é deixar ela muito rente a pele, impedindo a passagem do ar e, consequentemente, a respiração da pele. Uma outra dica é deixar o bebê um tempo sem fralda para reduzir o atrito na região.

Use um creme de assaduras no bumbum do bebê para proteger a região

Esse produto tem um papel importante na proteção da pele, uma vez que tanto protege quanto ajuda na regeneração dos locais afetados. Não é preciso exagerar na quantidade, o segredo é passar uma fina camada para a pele respirar.  

Cuidar da pele desde cedo é garantir os melhores efeitos a curto e longo prazo. Um dos caminhos para proteger a saúde do seu bebê é usar o creme contra assaduras dermocalmante da Granado, que foi desenvolvido justamente para atender às necessidades de peles sensíveis como as de recém-nascidos. Além de prevenir assaduras e reparar a pele do bebê, ele proporciona alívio rápido e imediato, tem toque seco, boa espalhabilidade e é fácil de remover. 

É importante higienizar bem e garantir a respiração da pele do bebê (Foto: Getty Images)

Em sete dias de uso, o produto reduz a vermelhidão e a irritação da pele do bebê e auxilia na aceleração da regeneração da pele. Após 28 dias de uso, reduz a incidência de assaduras. Enriquecido com D-pantenol, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce e vitamina E, alantoína, óleo de amêndoa doce e formulado com 40% óxido de zinco, o creme contra assaduras oferece uma potente ação secativa e calmante para a pele do seu filho.

Mantenha a pele do bebê hidratada

Os bebês precisam de um cuidado mais específico quando falamos de hidratação da pele. Cerca de 10% das crianças podem ter uma predisposição alérgica chamada dermatite atópica. Por isso, manter a pele hidratada desde os primeiros dias de vida é essencial para evitar que essas lesões se formem. Assim que o bebê começar a tomar banho, ter contato com o ambiente externo e tomar sol, a hidratação passa a ser importante. Lembre-se de usar apenas hidratantes específicos para a pele do bebê e da criança, como a Loção Hidratante Dermocalmante da Granado, que é dermatologicamente testado e além de hidratar a pele, restaura a barreira protetora. É fácil de espalhar e traz a sensação imediata de maciez. Com toque seco, alivia coceiras e a vermelhidão. A Granado traz uma linha completa de cuidados para o bebê, confira todas as opções aqui!

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.

-Publicidade-