De cortar o coração! Número de bebês abandonados aumenta em Belo Horizonte
Nas últimas três semanas foram registradas quatro casos na capital de Minas Gerais. Entenda porque ainda acontece essa crueldade!
Resumo da Notícia
- Número de bebês abandonados aumenta em BH
- São 4 ocorrências em apenas três semanas
- Muitas mulheres tem medo de ser presa por abandono de incapaz
- Falta informação sobre as maneiras legalizadas de adoção
Nas últimas três semanas foram registrados quatro casos de abandono de bebês em Belo Horizonte, Minas Gerais. O aumento no número de ocorrências, em meio a uma pandemia de coronavírus, preocupa pois significa em uma falta de informação, das mães sobre maneiras legalizadas de entregar do bebê.
A desembargadora Valéria Rodrigues, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, afirmou que apesar da coincidência de ser em meio a quarentena, não é um fator que atribui para ocorrência dos abandonos. “Muitas vezes, essas mães escondem a gravidez. Então, elas têm medo de ser descobertas pela família e pela sociedade. A entrega legal concretiza o direito fundamental à vida, pois inibe o aborto, tráfico de crianças e adoções ilegais, inegavelmente uma realidade social”, explicou Valéria para o Correio Braziliense.
A questão é que muitas mulheres grávidas em situações precárias, tinham medo de entregar os filhos para adoção, por medo de ser condenada por abandono de incapaz. No entanto desde que foi implementado o Programa Entrega Legal, deixar aos cuidados do Juizado de Infância e Juventude não é mais considerado crime.
É necessário que essas gestantes que estão passando por momentos de inseguranças e temem o julgamento alheio, no caso de um filho indesejado, tenha acesso as informações corretas, para evitar esse tipo de situação.
* Leia também: