De olho no relógio! Viagens longas de carro não são boas para bebês
Estudo mostra que mais de meia hora na cadeirinha pode causar dificuldade para respirar
Mesmo na cadeirinha, passar longos períodos andando de carro pode prejudicar recém-nascidos, de acordo com uma pesquisa recente da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Publicado em setembro de 2016, o estudo aponta que viagens de mais de 30 minutos podem causar alteração da frequência cardíaca e dificuldade para respirar. Esses riscos podem ser ainda maiores para bebês de dois meses. Os pesquisadores explicaram que isso ocorre porque, na cadeirinha, as crianças ficam com o diafragma (músculo que controla a entrada de ar nos pulmões e no coração) elevado.
Essa conclusão foi tirada depois de um teste feito em um veículo que simulava um carro a 50 km por hora em uma rua plana. Foram analisados 19 recém-nascidos e 21 prematuros. O pesquisadores alertam, no entanto, que não é para abrir mão da cadeirinha do carro.
A recomendação é sempre verificar a segurança do equipamento, evitar viagens longas e, se não for possível, fazer paradas pelo caminho para o bebê não ficar muito tempo na mesma posição. O uso da cadeirinha, inclusive, é obrigatório por lei. A multa para quem não cumpre a regra é de R$ 293,47.
Leia também:
Fique ligado: multa para quem transporta criança sem cadeirinha aumenta
Vídeo: passo a passo de como instalar a cadeirinha no carro
Estamos de olho: 6 marcas de cadeirinha aprovadas pela PROTESTE