Descubra o por que recém-nascidos não produzem lágrimas
As lágrimas só vão começar a aparecer cerca de quatro semanas após o nascimento
As lágrimas são uma forma que o corpo acha de se proteger de possíveis danos quando estamos chorando e também servem como uma maneira de aliviar o estresse. Entretanto, os bebês recém-nascidos não as produzem e vamos te explicar aqui o por quê.
Isso acontece porque os ductos lagrimais – responsáveis pelas lágrimas – ainda não são operacionais, pois não estão totalmente formados assim que o bebê nasce. Por mais que os olhos ficam úmidos, não podemos ver lágrimas escorrendo por seus rostinhos.
As lágrimas vão começar a surgir quando a criança completar umas 4 semanas, entretanto há casos que apenas apareceram aos 2 meses do bebê.
Além das lágrimas, o suor também demora um pouco para ser produzido a pleno vapor. As glândulas sudoríparas écrinas ainda não estão completamente adaptadas e ativas e, por isso, durante um tempo, os bebês só produzem suor na testa.
Por mais que tenham algumas dificuldades com a formação de líquidos logo no começo, o xixi e as cordas vocais estão prontos assim que eles vêm ao mundo.
Leia também:
Estudo prova que o leite materno tem uma substância especial à noite
Estudo comprova que morar em ruas ou avenidas movimentadas pode afetar a saúde do bebê
Estudo mostra o efeito do beijo no cérebro do bebê
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: