Desenvolvimento dos dentes não influencia na amamentação

Dar de mamar quando os dentes começam a nascer fortalece a musculatura da mandíbula

Parece lógico: quando os dentes do bebê começam a se desenvolver é hora de parar de amamentar e dar outros tipos de alimentos à criança. Mas não é bem assim. Os dentes começam a nascer a partir dos 6 meses e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a amamentação seja realizada até os 2 anos ou mais.

-Publicidade-
(Foto: Reprodução)

Quando a arcada dentária está nascendo, isso gera desconforto na criança e ela pode ficar sem vontade de mamar por causa da dor. Para amenizar, o indicado é massagear a gengiva com gaze e dar um mordedor para o bebê, diz o cirurgião dentista da Universidade de São Paulo Pedro Benatti, filho de Luiz Octávio e Aparecida. Os dentinhos do bebê não costumam machucar o mamilo da mãe: isso porque ficam embaixo da língua, explica Benatti.

“A amamentação também é importante para o fortalecimento da arcada dentária e da musculatura da mandíbula, pois ajuda a criar mais firmeza na língua, melhora o movimento de sucção e ajuda a ficar com a boca fechada”, diz o cirurgião dentista.

-Publicidade-

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.