Bebês

Desfralde na escola: qual é o papel dos professores nesta fase?

O processo de desfralde pode durar meses - Getty Images
Getty Images

Publicado em 26/02/2019, às 10h16 - Atualizado às 10h59 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Por Lívia Vitale, filha de Nancy e o Horácio

Aprender a andar e começar a falar são marcos na vida de qualquer ser humano. Isso porque representam pequenos passos em direção a uma maior independência do seu filho. O desfralde também pode ser incluído nessa lista. Afinal, ele mostra uma maturidade e um grande preparo físico e emocional da criança.

E assim como em toda a primeira vez, cada bebê passa pelo desfralde no seu tempo. Pode ser que ele comece quando completar um ano e seis meses. Ou então, quando ela estiver com três anos de idade ou mais. O mesmo acontece com a duração do processo, que pode se estender por uma semana, duas, três e até meses. O importante é não forçar.

Para não atropelar o tempo natural e tudo ocorrer sem maiores frustrações, o desfralde deve vir acompanhado de uma força tarefa. A colaboração entre os pais e a escola faz parte desse conjunto. “A criança vai desfraldar? Então todos precisam falar a mesma língua”, orienta Ana Paula Alberto Lopes, professora regente na Educação Infantil do Colégio Marista Champagnat.

O papel da escola

Você pode contar com a escola nesse processo ao oferecer estrutura física e atividades que trabalhem o emocional e o fator comportamental. Um exemplo é a necessidade de haver privadas maiores e menores, todas adaptadas para cada idade da criança na instituição.

Numa sala cheia de alunos, é importante não haver comparações e que, pelo contrário, eles sejam incentivados uns pelos outros. A criança que já consegue ir ao banheiro pode acompanhar outra que está no processo de desfralde, por exemplo.

Além disso, os professores também devem ser orientados a oferecer muitas idas ao banheiro por dia. Ao mesmo tempo, devem organizar um momento para tirar a fralda do seu filho, fazendo com que ele se acostume pouco a pouco, assim como você faz em casa.

Outras atividades dão autonomia e podem ajudar no processo. São elas: o ajudante do dia, pedir para a criança tirar o sapato ou encher a própria garrafa de água. “Tudo com mediação do adulto, mas incentivando o aluno a fazer sozinho, deixar o protagonismo dele no ato de aprendizagem”, explica Ana Paula. Outras atividades também podem ajudar como a leitura de histórias e o incentivo às brincadeiras lúdicas relacionadas ao desfralde.

É importante que você informe a escola em caso de grandes mudanças na vida da criança, como mudança recente de cidade, mudança de casa ou nascimento de um irmão. Elas podem interferir no processo de desfralde, já que ele está diretamente relacionado ao fator emocional.

Momento certo

As crianças nos dão algumas dicas de que estão prontas para o desfralde. A primeira delas é observar se ela já anda sem dificuldades e consegue subir e descer escadas. A fala também é muito importante, fazendo seu filho sinalizar e verbalizar que algo está acontecendo.

Em alguns casos, as pistas são ainda mais claras: a própria criança começa a se incomodarou passa a se esconder para usar a fralda. A psicóloga Taís Marson conta que o filho Bruno, com dois anos, começou a avisar quando tinha feito xixi. “Além disso, as fraldas também amanheciam secas. Então, junto com as professoras da creche, nós decidimos pelo desfralde”, relembra Taís.

O ideal é deixar seu filho sinalizar que está preparado. Atropelar o processo só vai torná-lo mais difícil e traumático. A professora Ana Paula relembra uma vez que a própria criança foi ao banheiro e decidiu tirar a fralda sozinha. “Comecei a ouvir ‘fez xixi, fez xixi’. Na hora, achei que fosse uma brincadeira, mas ela realmente tinha usado o banheiro. Eu os pais ficamos impressionados”, conta.

E lembre-se: os escapes são normais e vão acontecer. O importante é não expor seu filho para não gerar frustrações e o sentimento de culpa. Respeite o tempo dele, sem pressão e com muita tranquilidade. E quando tudo der certo, lembre-se sempre de ressaltar o lado positivo e comemorar.

Tivemos uma conversa na redação com a pediatra Flávia Oliveira, ela esclareceu dúvidas de leitoras sobre desfralde ao vivo durante o bate-papo:


Leia também:

Desfralde: tudo que você precisa saber sobre essa fase

5 maneiras de tornar o desfralde do seu filho mais fácil

6 dicas para ajudar seu filho no momento do desfralde


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais