Ensaio newborn: veja fotos lindas para te inspirar a fazer um com o seu filho

Em casa, no estúdio, com a família ou com o bebê sozinho: existem várias formas de fazer um ensaio newborn lindo e registrar os primeiros dias de vida do recém-nascido. Te mostramos algumas imagens de tirar o fôlego para você se inspirar

Resumo da Notícia

  • Existem várias formas de realizar um ensaio newborn com o seu filho
  • Aproveite para registrar os momentos do bebê logo nos primeiros dias de vida dele
  • Aqui, te mostramos fotos lindas como referência para te inspirar a fazer um ensaio newborn

A chegada do bebê na vida de uma família traz consigo muitos planejamentos – inclusive os que dizem respeito à memória daquele momento superimportante. Muitos pais optam pelos ensaios fotográficos como uma maneira de registrar o filho logo nos primeiros dias de vida e montar um álbum (sim, das antigas e do jeito que a gente gosta) com as fotos que foram tiradas. É o mais que conhecido ensaio newborn.

-Publicidade-

Mas, engana-se quem acha que os ensaios newborn acontecem todos da mesma maneira. Cada fotógrafo possui seu estilo próprio e percepções únicas de como registrar aqueles primeiros dias do bebê na vida da família. Seja no estúdio fotográfico, em casa ou até mesmo em um parque, o que vale é a imaginação e a criatividade – tudo de acordo, sempre, com o que os pais do bebê acreditam e o que faz sentido para eles.

Se você é mãe de recém-nascido ou está prestes a dar à luz e tem vontade de fazer um ensaio newborn com o seu filho, chegou à matéria certa. Aqui, a gente te mostra fotos de diferentes ensaios newborn feitos com fotógrafas especialistas e que amam registrar novas vidas. Tudo para te inspirar!

Ensaio newborn em casa e com a família

De cara a gente já te mostra uma opção que foge do tradicional (e também lindo) ensaio fotográfico em estúdios. Aqui, as imagens registradas pela fotógrafa Tatiana Antonucci trazem o conceito de newborn lifestyle. As fotos são todas tiradas na casa do cliente e têm um estilo mais natural, como se incorporasse a essência do dia a dia daquela família com o bebê recém-nascido.

O newborn lifestyle é feito na casa dos pais do bebê, mostrando um clima mais intimista
O newborn lifestyle é feito na casa dos pais do bebê, mostrando um clima mais intimista (Foto: Antonucci Fotografia)

Fotografar é contar história, e cada detalhe diz muito sobre quem é aquele bebê e as pessoas que estão ao redor dele. Aqui, não só os pais do recém-nascido estavam presentes no ensaio newborn: a avó e a bisavó fizeram questão de estar junto. O momento foi registrado de forma delicada e sensível.

Bebê, mãe, avó e bisavó: quatro gerações são registradas durante o ensaio newborn lifestyle
Bebê, mãe, avó e bisavó: quatro gerações são registradas durante o ensaio newborn lifestyle (Foto: Antonucci Fotografia)

Outra inspiração que você pode ter só de olhar para as fotos de Tatiana Antonucci é trazer os irmãos do bebê para interagirem durante o ensaio newborn. Além de poder ter registros dos seus filhos juntos durante os primeiros dias de vida do recém-nascido, esse espaço de tempo tão precioso e que passa tão rápido, de quebra você ainda terá fotos incríveis e com certeza vai se divertir muito com o momento.

Dica para tornar o ensaio newborn ainda mais legal: traga seu filho mais velho para interagir com o bebê enquanto as fotos são tiradas
Dica para tornar o ensaio newborn ainda mais legal: traga seu filho mais velho para interagir com o bebê enquanto as fotos são tiradas (Foto: Antonucci Fotografia)

Fazer diferente não significa deixar o clássico de lado. Converse com a profissional que você escolher para que o ensaio newborn e as fotos sejam feitas da maneira como você sempre quis – e, se isso significa registrar fotos tem-que-ter, como a do pé do bebê ao redor das mãos dos pais ou o recém-nascido dormindo, manda bala! Fica lindo e delicado.

Clássico e que não sai de moda: fotos com o bebê dormindo durante o ensaio newborn são lindas e especiais
Clássico e que não sai de moda: fotos com o bebê dormindo durante o ensaio newborn são lindas e especiais (Foto: Antonucci Fotografia)

Ensaio newborn em estúdio

Esse é o tipo de ensaio fotográfico que não sai de moda nunca e que podemos chamar de queridinho dos pais. Aqui, todo o cenário é pensado para compor exatamente o que a família quer passar com o newborn: quais cores representam mais aquela criança e a chegada dela, onde o bebê será colocado para fotografar… cada detalhe conta. Trouxemos inspirações registradas pela fotógrafa Thalita Castanha, especializada no segmento materno-infantil.

As cores, tecidos e dinâmicas do ensaio newborn são escolhidos de acordo com o que faz sentido para cada família
As cores, tecidos e dinâmicas do ensaio newborn são escolhidos de acordo com o que faz sentido para cada família (Foto: Thalita Castanha)

Falando em detalhes, esse é um ponto que é muito aproveitado em ensaios newborn feitos em estúdios fotográficos. Por ainda estar em seus primeiros dias de vida, cada parte do corpo do bebê possui uma característica muito singular e que, em pouco tempo, irá se transformar em algo diferente. Por isso, aproveite as fotos para registrar cada coisinha: os pontinhos do nariz, o cabelo da nuca, a orelha pequenininha. O tempo passa rápido e a criança cresce na velocidade da luz!

Aproveitar a delicadeza do recém-nascido para registrar os detalhes dele geram fotos de ouro no ensaio newborn
Aproveitar a delicadeza do recém-nascido para registrar os detalhes dele geram fotos de ouro no ensaio newborn (Foto: Thalita Castanha)

É importante reforçar que não existe um ensaio newborn igual ao outro. Quando falamos de dinâmicas, podemos pensar na disposição básica do cenário no qual o bebê será inserido: ele pode estar em cima de uma superfície lisa colorida ou com cores neutras ou dentro de algum outro lugar: um baldinho, uma caixa, um berço… vai da imaginação da fotógrafa e dos pais. O resultado fica lindo, independente da escolha!

A dinâmica escolhida para o ensaio newborn muda a cara das fotografias
A dinâmica escolhida para o ensaio newborn muda a cara das fotografias (Foto: Thalita Castanha)

Ensaio newborn focado no natural

As fotografias tiradas por Joyce Goldoni, fotógrafa brasileira que vive e trabalha em Londres, trazem um outro olhar do ensaio newborn para as famílias. Feito em casa, assim como o newborn lifestyle, as imagens feitas por ela mostram uma visão mais conceitual e natural daquele momento em família, como se a lente da câmera fosse, na verdade, os olhos de outra pessoa que assiste os pais e o bebê interagirem.

Delicado e natural, o ensaio newborn pode também trazer um olhar diferente e mais intimista nas fotografias
Delicado e natural, o ensaio newborn pode também trazer um olhar diferente e mais intimista nas fotografias (Foto: Joyce Goldoni)

Aqui, os detalhes são muito importantes e valorizados de maneira natural. O ato de olhar para o bebê e a família que está ali, diante das câmeras, é quase cinematográfico e poético. As texturas das imagens ganham mais atenção com os tons de cinza, preto e branco nas fotografias do ensaio newborn.

Tons de cinza nas fotos do ensaio newborn valorizam as texturas das pessoas envolvidas nas imagens e do local usado para registrar aquele momento
Tons de cinza nas fotos do ensaio newborn valorizam as texturas das pessoas envolvidas nas imagens e do local usado para registrar aquele momento (Foto: Joyce Goldoni)

Seguindo o estilo natural, o cenário dos ensaios newborn feitos por Joyce também é a casa do cliente. Aqui, grande parte das imagens foram feitas na cama dos pais do bebê. A ideia de incluir mais pessoas da família, como a irmã mais velha na foto abaixo, traz conexão e intimidade quando paramos para observar o conjunto inteiro da obra.

Trazer membros da família para um ensaio newborn feito em casa traz mais intimidade para as fotos
Trazer membros da família para um ensaio newborn feito em casa traz mais intimidade para as fotos (Foto: Joyce Goldoni)

Para continuar lendo a matéria

Coloque seu e-mail aqui. Boa leitura!