Bebês

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê

Veja o que os pais podem fazer para ajudar nessa etapa

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

fala bebê abre

Quando ele começar a falar, as palavras que você emite servirão de exemplo (Foto: Shutterstock)

Até agora, a única forma que seu bebê usa para se comunicar é o choro alto e repetido. Mas, felizmente, ele logo vai passar por um grande salto no desenvolvimento da linguagem, o que irá melhorar a sua capacidade de se expressar com palavras. Mas, assim como ele tem que rastejar antes de andar, ele tem que balbuciar antes de falar. “Balbuciar é um marco importante porque representa o início de uma comunicação real, quando um bebê começa a experimentar sons, reações, respostas e a construção de relações sociais”, diz Sherry Artemenko, fonoaudióloga e fundadora do Play on Words.

Tipo de desenvolvimentos: Linguagem social e cognitiva

Quando o bebê começa a “falar” sobre isso e aquilo, ele está exibindo as habilidades de linguagem que estão brotando. Claro, você não tem ideia do que ele está dizendo, mas essas balbuciações vão se tornar palavras reais. Sua tagarelice também pode te dar uma ideia de como está seu desenvolvimento cognitivo, como ele memoriza e repete sons. Leva tempo para ele pensar sobre o que quer dizer e para aprender a usar ações verbais e não verbais para expressar seus desejos e necessidades. Obviamente, há um componente social também. Muito antes de ele dizer uma palavra, seu bebê aprende regras da linguagem e da socialização, observando você reagindo a seus sons e como você e seus parceiros de conversa se entendem. Os bebês estão conectados para aprender a língua e são afetados em como os outros se envolvem verbalmente com eles.

Leia também

Pesquisa revela as 25 palavras que seu filho de 2 anos já pode aprender

Conheça a síndrome do pensamento acelerado, que afeta crianças e adultos

Choro não! Porque você não deve deixar a criança chorando até cansar

Quando esperar que a fala comece

As habilidades verbais do seu bebê vão progredir por etapas a medida que seu mecanismo vocal amadurece e ele se relaciona com o seu ambiente, diz Artemenko. Em primeiro lugar, o nascimento dos sons de vogais são com “coos” e “goos” quando ele tiver de 2 a 3 meses. Balbuciação começa em torno de 4 meses. As primeiras experiências incluem, muitas vezes, sons com “p”, “b” e “m”, que são produzidos só de colocar os lábios juntos, diz Diane Paul, Ph.D., diretora de questões clínicas em patologia e fonoaudióloga na American Speech -Language-Hearing Association em Rockville, MD. Então, você vai ouvir um monte de “puh puh puh”, “buh buh buh” e “muh muh muh” soan