Bebês

Entenda as fases do sorriso do bebê e seu desenvolvimento da fase

Saiba quando ele vai sorrir e o que significa cada sorriso

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os sorrisos virão por volta de três meses (Foto: Shutterstock)

Os sorrisos virão por volta de três meses (Foto: Shutterstock)

Acredite ou não, o seu bebê já sorriu, provavelmente, muito antes de ele nascer. Os bebês podem sorrir muito cedo na vida, mesmo no útero, diz Mark Gettleman, M.D., pediatra e proprietário do Dr. Goofy Gettwell Pediatrics, em Scottsdale, Arizona. Esses primeiros sorrisos não são intencionais ou uma resposta a qualquer coisa; eles são sorrisos de reflexo, semelhante aos bruscos movimentos de braço e de perna que acontecem no corpo do seu filho, diz o Dr. Gettleman. Mas em pouco tempo depois, o seu bebê mostra seu primeiro sorriso “real” (e de propósito!). E você, por sua vez, estará sorrindo de volta com um sorriso bobo.

Tipo de desenvolvimento: social, visual, emocional

O primeiro sorriso verdadeiro do seu bebê diz muito sobre o seu desenvolvimento. É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros. Seu filho também está começando a perceber que os seus sentimentos tem um efeito direto sobre as pessoas ao seu redor. Ele vai sorrir para expressar prazer, excitação, contentamento e felicidade. Considere como sua maneira de dizer: “Ei, mãe, você está fazendo um bom trabalho!”.

Leia também

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê

Maneira de falar com a criança hiperativa reduz a euforia; veja dicas

Entenda a diferença entre refluxo fisiológico e patológico

Quando esperar o sorriso aparecer

O sorriso reflexo vai desaparecer pelos dois meses de idade e o seu primeiro real vai fazer uma aparição em algum lugar entre um mês e meio e três meses (ou seis e 12 semanas) da vida. Você vai saber a diferença entre um reflexo e um sorriso real, como o momento e a duração. Geralmente, sorrisos reflexos tendem a ser mais curtos e ocorrem aleatoriamente, quando o bebê está dormindo ou cansado. Já os sorrisos reais, por outro lado, ocorrem em resposta a algo, como ver o rosto de sua mãe ou ouvir a voz aguda de um irmão e eles são consistentes, explica o Dr. Gettleman. Quando for real, você vai ver a emoção expressa nos olhos do seu bebê.

Se você ainda estiver esperando para ver os lábios do seu bebê formarem um sorriso, há algumas coisas que você pode fazer para incentivar, como falar com ele muitas vezes (certifique-se de que você está dando tempo para “responder”), fazer contato visual com frequência e sorrir para ele durante todo o dia. Seja meio bobo, também. Faça caretas e ruídos, imite sons