Estudo prova que o leite materno tem uma substância especial à noite

Os níveis de nucleotídeos variam o dia inteiro e isso pode fazer muita diferença

Amamentar a noite pode deixar o bebê mais relaxado (Foto: reprodução / Getty Images)

O leite materno possui todos os benefícios indispensáveis para o crescimento saudável do recém-nascido: vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas. Sem contar, o vínculo que a amamentação traz à mãe e ao bebê, privilegiando a saúde de ambos. Os anticorpos presentes no leite ajudam a fortalecer o sistema imunológico, evitando alergias, doenças e infecções e também, geram mais energia à criança.

-Publicidade-

Mas, você sabia que o leite materno à noite pode ter uma diferença? De acordo com uma pesquisa científica publicada na revista Nutritional Neuroscience, os componentes podem variar durante o dia e a noite, afetando diretamente o sono do bebê. O leite possui nucleotídeos, uma substância elementar do DNA e RNA, que instigam o descanso da criança e têm suas concentrações alteradas várias vezes ao longo do dia.

É muito importante identificar o horário em que o leite foi extraído (Foto: reprodução / Getty Images)

No período da noite, o leite produzido pela mãe, possui uma maior quantidade de melatonina, que é o hormônio responsável em regular o relógio biológico. Então, dependendo da hora da amamentação, com a alteração constante dessas substâncias, o bebê pode ficar mais acordado ou sonolento.

-Publicidade-

Uma dica para as mães que tiram o leite, é alimentar o bebê no mesmo horário em que foi extraído, porém no dia seguinte. Assim, os níveis dos nucleotídeos permanecerão equilibrados. É importante sempre guardar junto à uma etiqueta com o horário exato. O ideal, é que a criança beba o leite em uma concentração baixa dessas substâncias durante o dia para ficar mais acordado, e a noite, é importante ser rico em nucleotídeos, pois irá ajudar com que o bebê fique mais relaxado.

Leia também:

Árvore da Vida: veja o desenho que retrata da melhor forma a amamentação

Conserve o amor: a importância da doação e dos bancos de leite no desenvolvimento de bebês prematuros

Leite empedrado: entenda o que causa e como evitar esse problema

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: