Bebês

Exame pode mostrar até quando você deve amamentar seu filho

Ele está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Amamentar faz muito bem para o seu filho. Ninguém discorda disso. E o que achamos mais legal é que, vira e mexe, surgem pesquisas para provar o quanto esse alimento é essencial para o bebê. A mais recente foi realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que mostrou que o leite possui uma influência direta no desenvolvimento do fígado do bebê.

Isso porque esse órgão é responsável por filtrar tudo o que comemos e controlar todos os micro-organismos do nosso corpo. Dá para imaginar? O leite materno poupa o fígado do seu filho de ter que digerir, por isso é tão importante nos primeiros meses do bebê.

O desmame precoce e a introdução de alimentos antes da hora causam sérias mudanças no desenvolvimento metabólico do fígado do recém-nascido, podendo levá-lo a ter alergias alimentares e até mesmo doenças hepáticas. A indicação dada pela Organização Mundial as Saúde é de que você amamente seu filho até os 6 meses de idade, mas não se precipite, até porque cada criança tem seu próprio tempo de desenvolvimento.

Para te ajudar nesse desafio e saber quando seu filho estará pronto para começar a comer, os pesquisadores da universidade estão criando um exame de sangue, que ainda está em fase de testes, para identificar se o bebê já está pronto para o desmame, podendo até aumentar o tempo da licença-maternidade.

Leia também:

Leite materno é tudo! Alimento contém célula capaz de proteger bebê de bactérias

Estoques de leite materno estão muito baixos em 17 estados do Brasil

Notícia boa: App sobre doação de leite materno é premiado