Publicado em 12/05/2022, às 07h52 - Atualizado às 07h53 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Todo mundo faz, mas ainda é tabu pra muita gente: cocô. Assim, direto e reto. Apesar de ser uma das formas mais naturais de mostrar o funcionamento do corpo humano, são poucas as pessoas que se sentem confortáveis falando sobre o assunto. Mas, se você é pai ou mãe, nossa notícia para você é a seguinte: você precisa ser um expert nesse assunto.
Isso porque as fezes da criança são um indicador importantíssimo de como está a saúde dela. Elas dão pistas e mostram se tudo está funcionando conforme o planejado ou se há algo de errado com o corpo do bebê. E, por mais que isso não soe muito agradável, você precisará sempre ficar de olho no cocô do seu filho – seja na hora de trocar a fralda ou quando for acompanhar seu filho para usar o banheiro. Você precisa ficar atento a três coisas:
As fezes são compostas de comida digerida, bactérias, células que caem do intestino e bile. No nascimento, o intestino dos recém-nascidos é estéril, mas em algumas semanas ele (e o cocô) se enchem das mais variadas e saudáveis bactérias. A coloração das fezes muda dependendo da fase do desenvolvimento em que a criança está ou do que ela come.
Crianças que consomem leite materno ingerem diferentes proteínas todos os dias, dependendo do que a mãe come, o que causa a variação de cor nas fezes. Já os bebês que são alimentados através de fórmulas recebem as mesmas proteínas todos os dias, mas as variações de bactéria também podem mudar as cores das evacuações. Portanto, o cocô da segunda-feira pode parecer bem diferente do cocô da terça, e isso é normal.
O cocô pode variar entre amarelo, marrom e verde sem que isso represente necessariamente algum problema. Mas, quando o cocô for branco ou preto, é preciso acender o sinal de alerta e procurar um médico o mais rápido possível.
Bebês usam pelo menos 2 mil fraldas durante o primeiro ano de vida (sim, é muita coisa). Logo no início da vida do seu filho, pode ser mais complicado adivinhar quando ele fará cocô. Por isso, é muito importante observar a criança. Não dá para saber exatamente quantas vezes o recém-nascido faz cocô por dia, já que isso varia de criança para criança. Tudo depende de como ele é alimentado: leite materno ou fórmula (lembrando que, se você amamenta seu filho com mamadeira, isso não te torna menos mãe. Beleza?).
As fezes de um bebê alimentado com fórmula tendem a ter cores mais puxadas para o amarelo e marrom e são mais firmes do que as de um bebê amamentado com leite materno. Recém-nascidos alimentados com fórmula também fazem menos cocô – e, quando fazem, ele possui um cheiro mais forte e são maiores. Isso acontece porque os movimentos intestinais são mais lentos quando o bebê consome fórmula.
O cocô é um dos primeiros indicadores de que alguma coisa não vai bem com a saúde de uma pessoa – ainda mais quando falamos de bebês. Acenda o alerta e converse com o pediatra do seu filho caso você note os seguintes aspectos nas fezes da criança:
O aleitamento materno exclusivo faz com que o cocô do bebê algumas características bem específicas.
Após a introdução alimentar, o organismo do bebê muda e o cocô deixa de ter a mesma aparência que tinha quando ele era somente amamentado.
O momento do desfralde faz com que o cocô mude mais uma vez e fique cada vez mais parecido com as fezes de um adulto
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses