Bebês

Filho de Júlio Rocha é diagnosticado com icterícia e ator comenta: ‘’Fiquei assustado’’

A criança nasceu no último dia 21 de fevereiro no Hospital Pro Matre

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Julio rocha, tem seu primeiro filho José. (Foto: Reprodução Instagram / @juliorocha_)

A icterícia neonatal atinge mais de 50% dos recém-nascidos, uma condição comum, que normalmente quando diagnostica é tratada pela própria maternidade. O ator Julio Rocha que está comemorando uma semana de vida do seu filho José com a médica veterinária Karoline Klein, revelou nesta quinta-feira (28), que seu bebê foi dia diagnosticado com icterícia no nascimento.

No programa Bem Estar, Julio foi chamado para falar sobre como está sendo ser pai de primeira viagem e comentou também sobre como foi para ele e sua esposa ao descobrir que seu filho possuía icterícia. ‘

‘Na hora que fala ‘icterícia’ a gente já fica assustado, eu nunca tinha escutado sobre isso, foi bem chato. Eu acho que ao longo da gravidez a gente vai se preparando para qualquer novidade que posso acontecer e dar o devido tamanho para que a gente não fique apavorado, mas a gente foi surpreendido sim, e me doeu muito ver a Karol saindo do quarto e indo para onde ele estava e vendo o banho de luz, ela começou a chorar e ai me partiu o coração”.

Ictéria neonatal consiste em uma coloração amarelada nos olhos e na pele do recém-nascido, chamada bilirrubina que aparece no sangue do bebê e geralmente é produzido e eliminado nas fezes e urinas, alguns dias depois do nascimento. Incompatibilidade sanguina da mãe e do bebê também é uma das causas, assim como mães com diabetes gestacional.

Diagnostico

Na grande maiorias das vezes os médicos checam os olhos e a pele, atento aos sintomas. Os sintomas costumam aparecer nas primeiras 24h de nascimento que é considerada precoce, porém podem ocorrer somente no segundo dia e é considerado mais leve.

O momento mais importante para que a icterícia seja diagnosticada é nos primeiros momentos do nascimento. Os médicos podem usar utilizar aparelhos que verifica através da pele ou por pequenas dosagens de sangue que é o mais preciso.

Tratamento 

Um dos tratamentos é a fototerapia (banho de luz), que se baseia na relação entre o tempo de vida do bebê e o bilirrubina, porém as vezes funciona em alguns bebês e em outros não. Esse processo é totalmente indolor e seguro, porém precisa ser realizada somente pelo médico.

Leia também

Bebê amarelado: Conheça a icterícia neonatal e saiba qual é o tratamento 

Julio Rocha comemora uma semana do nascimento de José com vídeo emocionante dos primeiros momentos de vida do bebê 

Nasce José, filho de Julio Rocha e Karoline Kleine: veja a primeira foto do bebê