Bebês

Guia vacinas: Pentavalente

Getty Images
Getty Images

Publicado em 23/08/2013, às 17h20 - Atualizado em 08/12/2021, às 15h03 por Redação Pais&Filhos


Esta vacina pode ser recomendada para crianças de cinco anos de idade  em situações especiais (indivíduos que retiraram ou irão retirar o baço ou têm anemia falciforme). Caso contrário, é tomada por bebês de 2 meses com doses extras aos 4 e 6 meses.

Vacina: Pentavalente

A principal indicação desta vacina é a prevenção da meningite causada pelo Hib. É produzida a partir de bactérias inativadas (mortas) e é indicada para crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. Recomenda-se tomar o reforço quando o bebê estiver com 15 meses (a rede pública não oferece esta dose de reforço, apenas clínicas particulares).

Pessoas acima de cinco anos de idade podem precisar da vacina em situações especiais (indivíduos que retiraram ou irão retirar o baço ou têm anemia falciforme). Nestes casos os médicos devem orientar a vacinação.

Cachorro ajuda crianças na vacinação
(Foto: Getty Images)

Doença: MENINGITE POR HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B

A meningite é uma infecção nas meninges. Os primeiros sintomas aparecem de 2 a 4 dias após a pessoa ser infectada. Seu início geralmente é súbito com: febre, forte dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sinais característicos da doença são: resistência e dor ao estender o joelho com o quadril totalmente flexionado e levantamento involuntário das pernas ao levantar a cabeça do doente. Em bebês os sintomas são inespecíficos (dificilmente há rigidez de nuca e convulsões) e inicialmente apresentam sintomas comuns a outras doenças infecciosas desta idade, tais como: variação de temperatura, desconforto respiratório, irritabilidade, letargia, recusa alimentar, agitação e vômitos. Fique atento se seu bebê gritar quando você manipular suas pernas na hora de trocar a fralda, a isto chamamos de grito meníngeo e é muito comum se a criança estiver com meningite.

  • Transmissor: O ser humano.
  • Forma de transmissão: Pelo contato direto com o doente (ou portador) por meio das vias respiratórias.
  • Período de transmissão: A partir da contaminação até 48 horas após o doente ter começado o tratamento com antibióticos.
  • Complicações: As principais complicações são: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, falta de coordenação motora, distúrbios visuais e morte.
  • Curiosidade: meninge deriva do grego e quer dizer “membrana”. É ela que recobre o cérebro e o sistema nervoso central através de suas 3 camadas.

Sempre procure seu médico caso sinta alguns destes sintomas e aproveite para perguntar a ele sobre as vacinas indicadas para sua faixa etária.


Palavras-chave
Exames e vacinas

Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Junior conta sobre intimidade após paternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

Influenciadora morre aos 19 anos por conta de transplante - Reprodução/ Instagram

Luto

Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Thais Fersoza e filhos - Reprodução / Instagram

Criança

Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades” - Reprodução/Instagram

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!