Publicado em 20/07/2015, às 16h13 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Chegou o inverno, a estação mais fria, e seca, do ano. O índice de chuvas cai para a metade da estação anterior e a gente já conhece os resultados: janelas fechadas por causa do vento frio, ar seco e pele tão seca quanto. As crianças sofrem ainda mais com o tempo seco, porque têm a pele mais sensível e as glândulas responsáveis por manter a hidratação da pele ainda não estão completamente desenvolvidas.
De acordo com a dermatologista da Unimed Americana, Elisa Cosimo, as crianças precisam de cuidado mais específico quando falamos de hidratação da pele. “Elas normalmente não se lembram de beber água ou qualquer outro líquido com a mesma frequência que os adultos, por isso é sempre bom que os pais ofereçam suquinhos para os filhos”, explica a especialista. Alguns alimentos também são ricos em água, como a alface, o tomate, o melão, a melancia, a maçã e até a clara de ovo. E Elisa Cosimo garante: a hidratação é um processo que acontece de dentro para fora, quanto mais seu filho ingere líquidos, mais hidratada vai ficar a pele dele.
A pele é também o maior órgão do corpo humano, por isso é um ótimo termômetro para mostrar se nosso corpo está funcionando direitinho por dentro. Se você perceber que a pele do seu filho apresenta rachaduras, principalmente na ponta dos dedos dos pés e das mãos, a boca apresentar fissuras ou estiver sangrando, e as dobrinhas da pele apresentarem irritações (as conhecidas dermatites) é hora de levar ao pediatra e ao dermatologista infantil. “Quando aparece esse tipo de sintoma, o médico precisa ser consultado”, conta a especialista.
Leite materno é tudo
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, para as crianças de até 6 meses de idade, o leite materno é um alimento tão completo que já tem a quantidade necessária de água para manter o bebê bem hidratado. “Nele existe tudo o que a criança vai precisar até os 6 meses, inclusive para manter os índices de hidratação e a pele bem-cuidada”, explica a dermatologista.
Além disso, precisamos ficar de olho no banho das crianças, porque a pele delas é bastante sensível. O banho precisa ser feito com água morna, que preserva o manto de hidratação responsável por manter a pele hidratada, enquanto a água quente deixa a pele ressecada.
Durante o banho, o melhor é usar sabonetes neutros, sem perfume e específicos para a pele do bebê. “Não é muito recomendado usar produtos perfumados, porque a criança pode se sentir incomodada e sofrer alguma reação alérgica”, explica Elisa Cosimo. Também não é aconselhável usar esponjas durante o banho, porque causam ressecamento da pele, até para adultos. Passar o sabonete com as mãos já é o suficiente.
Todo Toque
Além dos sabonetes neutros, existem óleos de massagem pós-banho e óleos essenciais, que podem ajudar a manter a pele bem hidratada, protegida e macia. Mas lembre-se: os produtos devem ser específicos para bebês ou crianças, por não conterem substâncias agressivas para a pele sensível.
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país