Higiene do bebê: cuidados para ter com o seu filho dentro e fora de casa

Praticidade é tudo, tanto no quarto e banheiro do bebê, quanto durante um passeio. Para isso, te contamos no que você precisa ficar de olho, além dos produtos essenciais para ter na bolsa e ficar longe dos perrengues

Resumo da Notícia

  • Veja os cuidados para ter com a higiene do seu filho dentro e fora de casa
  • Os momentos em família vão fortalecer ainda mais os vínculos
  • Saiba quais produtos você não pode ficar sem

Com um bebê na família, cuidado é sinônimo de carinho e merece uma atenção especial, principalmente quando o assunto é higiene. Apesar do processo parecer simples, não deixa de ser fundamental para a saúde. Dentro e fora de casa, algumas medidas precisam ser tomadas para garantir a higiene do seu filho e para isso, te contamos tim-tim por tim-tim o que precisa ser feito.

-Publicidade-
Veja quais cuidados tomar dentro e fora de casa (Foto: iStock)

Quando devo trocar a fralda?

Sempre que ela estiver suja ou molhada! Geralmente, enquanto recém-nascido, é comum a troca de seis a oito vezes ao dia, que geralmente acontece entre as mamadas. Para retirar os excessos, use um algodão molhado, limpando sempre o bumbum do bebê com movimentos de cima para baixo. Use-o apenas uma vez e em seguida, descarte.

-Publicidade-

E os lenços umedecidos?

Quando possui uma formulação mais natural, pode ser usado nas peles mais sensíveis, inclusive nas de recém-nascidos. Durante o uso, dentro ou fora de casa, passe na parte do corpo que deseja limpar e em seguida, jogue fora. É importante sempre manter o lacre do produto bem fechado, pois assim evita que ele fique ressecado com o tempo.

Hora do banho

Um dos momentos mais importantes e cheios de cuidados! Durante o banho, você pode optar pelo uso de sabonetes líquidos ou em barra, mas vale lembrar que devem ser dermatologicamente testados e hipoalergênicos.  

Água de limpeza

Sua maior aliada nas trocas de fralda fora de casa! Apesar de também permitir o uso logo após o banho, o produto ajuda na limpeza do rosto e corpo, além de acalmar e refrescar a pele do bebê, de forma bem prática. Para a aplicação, umedeça um algodão e passe delicadamente. Vale lembrar que não necessita de enxágue.

Não limpe a boca após a mamada!

Mesmo com resquícios de leite na língua do bebê, não há necessidade de limpar o interior da boca após a mamada. Mas claro, os lábios podem ser higienizados com uma toalha umedecida.

Higiene é assunto sério e vai fazer com que você crie um vínculo ainda maior com o seu filho (Foto: Getty Images)

Limpando as orelhas e os olhos

Delicadamente com uma toalha após o banho, ou com um cotonete, o orelha pode ser limpa na parte externa e ser bem seca em seguida. Para os olhos, lave-os durante o banho com o auxílio de um algodão e água. Se o bebê apresentar um lacrimejamento maior, pode ser necessário mais higienizações ao longo do dia.

Chega de nariz entupido!

Para a higienização, opte pelos soros fisiológicos ou sprays específicos para bebês, por terem um jato mais suave. Com o auxílio de uma seringa, aplique o soro delicadamente no nariz e incline, com cuidado, a cabeça para o lado oposto.

Talco em gel

Chega de sujeira! Quando estiver fora de casa, o talco em gel pode ser usado além das assaduras. Ocupando pouco espaço na bolsa, o produto também previne coceiras e brotoejas, acalmando a pele do bebê.

Cuidado com o que vai na boca!

No dia a dia e durante as brincadeiras, é muito comum que os bebês coloquem diversos objetos na boca. Para prevenir contaminações, fique de olho e mantenha-os higienizados após o uso. Utilize água e sabão neutro e desinfete sempre quando necessário.

-Publicidade-