Bebês

Imagens revelam bebês chorando dentro do útero da mãe

As expressões podem ser um treinamento para demonstrar o que sentem quando chegam ao mundo

Juliane Carvalho

Juliane Carvalho ,filha de Ana Paula e Alexandre

Bebê com expressão de choro Foto: (Getty Images)

Pesquisadores revelaram em ultrasonografia 3D as expressões de tristeza, choro e sorrisos que os bebês fazem ainda no útero da mãe e acreditam que eles estejam praticando essas expressões para usar nos primeiros momentos de sua chegada ao mundo. O estudo foi realizado na Inglaterra pelas universidades de Durham e Lancaster e os pesquisadores continuam estudando para entender se as expressões que os bebês fazem estão relacionadas ao que sentem ou se apenas estão treinando para usar estas expressões faciais continuamente.

“Ainda não está claro para nós se os fetos conseguem sentir dor ou se as expressões faciais têm relação com o que eles estão sentindo. O fato é que é vital para os recém-nascidos saberem demonstrar dor assim que nascem, desta maneira eles poderão comunicar aos seus cuidadores quando há algo errado”, disse a doutora Nadja Reissland, condutora do estudo na Universidade de Durham. 

Veja abaixo 6 coisas que o seu filho pode fazer dentro da barriga:

Bebê com expressão facial de dor Foto: (reprodução/Durham University)

Sonhar

Os bebês dentro da barriga dormem a maior parte do tempo, cerca de 16 horas por dia para 8 horas acordados. Enquanto estão dormindo, eles sonham com as vivências que tiveram durante o dia. “As experiências da mãe também são associadas pelo bebê enquanto estão sonhando, como sustos ou stress”, explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Bocejar

Já que eles passam tanto tempo dormindo, nada mais comum do que bocejar. Outra pesquisa, também realizada pela Universidade Durham, na Inglaterra, mostra que os bebês bocejam no útero da mãe. Os cientistas observaram os movimentos de 15 fetos saudáveis entre a 24ª e 36ª semana e analisaram as vezes que eles abriram a boca. Eles distinguiram os bocejos de outras aberturas de boca pelo tempo de duração do movimento. Segundo a pesquisa, o bocejo é 50% mais demorado.

Fazer xixi

90% do líquido amniótico é composto pela urina do bebê. Calma, não é o mesmo xixi que um recém-nascido faz. A urina do feto é composta quase toda por água.  A partir do quinto mês, o bebê já consegue digerir o líquido amniótico que engole. Ou seja, vira um ciclo sem fim: ele faz xixi, o engole, faz xixi de novo, engole de novo…

Chupar o dedo

A partir do terceiro trimestre de gravidez o seu filho também começa a chupar o dedo. Eles fazem isso para fortalecer a musculatura relacionada ao movimento de sucção.

Mostrar a língua

Ao final da gravidez, o bebê realiza movimentos e expressões semelhantes aos de um recém-nascido. Torça para você conseguir ver esse momento no ultrassom.

Reconhecer a voz da mãe

Sim, essa talvez seja uma das grandes belezas da gravidez. Mesmo antes de nascer, o feto consegue reconhecer a voz e os batimentos cardíacos da mãe. Essa capacidade pode ser evidenciada a partir do terceiro trimestre de gravidez.

 

Leia também:

Saiba como sua gravidez influencia na personalidade do bebê

O que o bebê sente dentro da barriga quando a mãe chora

Você acredita? Bebês podem chorar dentro da barriga