Bebês

Incrível! Casal de surdos tem parto de filho narrado por intérprete de Libras

O serviço é disponível no Hospital do Trabalhador em Curitiba

Letícia Vaneli

Letícia Vaneli ,filha de Alcides e Eugênia

(Foto: reprodução/Getty Images)

Na última segunda-feira, 14 de outubro, Olímpia Virginia e Ronildo Fernandes se surpreenderam com o atendimento do Complexo do Hospital do Trabalhador de Curitiba, no Paraná isso porque eles são deficiente auditivo e tiveram a disposição uma intérprete de libras durante uma consulta para ver se estava tudo bem com a gestação. Só que o que era para ser uma consulta de rotina, terminou com a recém-nascida nos braços do pai.

A equipe médica notou que Olímpia estava em trabalho de parto e pediu para que Sônia de Paula, que faz parte da Central de Libras do Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, acompanhassem a família durante o processo. “Toda a equipe do hospital esteve muito atenta para que eles se sentissem à vontade e respeitados. Foi incrível. O papel da intérprete é fazer essa comunicação e sem dúvidas é extremamente importante poder proporcionar essa intermediação, pois sem isso, com certeza, os pais perderiam momentos únicos e não entenderiam perfeitamente o processo”, disse a intérprete em entrevista.

O casal teve a filha prematuramente (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

Olímpia entrou em trabalho de parto prematuramente e ficou feliz com a interprete a disposição, tornando o momento mais tranquilo. “É muito importante a comunicação com os médicos. Para mim que sou surda é ainda mais”, contou Olímpia

O diretor do hospital garante que a comunicação entre o paciente e equipe médica é primordial, principalmente neste caso em que ocorre uma barreira entre o casal e os médicos. “Quando há uma limitação na comunicação entre a equipe e o paciente, é indispensável que consigamos uma forma de fazer com que o paciente entenda as orientações e o procedimento para reduzir o seu grau de ansiedade, dela e dos familiares”, explicou diretor do CHT, Geci Labres Souza Júnior.

“O auxílio da intérprete fazendo a ponte entre a equipe médica e a paciente, bem como os familiares, reduziu bastante o grau de ansiedade de todos e pudemos chegar ao nascimento do bebê com total segurança”, finalizou.

Leia também:

Casal de surdos tem parto de filho narrado por intérprete de Libras e emociona: “União total”