Bebês

Introdução de alimentos sólidos: tudo o que você precisa saber

Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e nosso megaconsultor, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo - Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Publicado em 30/05/2020, às 04h43 - Atualizado às 04h46 por Redação Pais&Filhos


Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e nosso megaconsultor, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)

A introdução dos alimentos sólidos, como as frutas e a papa de legumes, é sempre muito esperada pelos pais (e pelos avós também!). Além das necessidades nutricionais, que vão mudando entre o quarto e o sexto mês, oferecer alimentos com sabores variados abre uma janela de interação das crianças com o mundo. Gosto de falar para os pais que não há uma regra geral, e que as características de cada criança e de cada família devem ser respeitadas.

A época de introdução de alimentos como frutas e papas de legumes depende de fatores como tipo de aleitamento (materno ou por fórmula láctea), desenvolvimento dobebê e necessidade da volta da mãe ao trabalho. No caso de aleitamento materno exclusivo e de fórmulas lácteas, a oferta de alimentos é feita com 6 meses de idade. No caso da volta da mãe ao trabalho no quarto mês de vida do bebê (o que é bastante comum), a introdução pode ser antecipada para o quarto ou quinto mês.

Oferecer alimentos com sabores variados abre uma janela de interação das crianças com o mundo (Foto: Getty Images)

Minha filha começou a introdução de alimentos sólidos faz dois meses. Hoje, com 8 meses, ainda não come muito bem as papas salgadas. O que posso fazer nesse caso? Gisela, mãe de Alice.

O tempo de aceitação das frutas e papas de legumes é variável. Alguns bebês já comem tudo o que é oferecido em dois ou três dias. Por outro lado, a aceitação pode demorar até dois ou três meses. Neste caso, os pais devem ter calma. Recomendo que você não insista quando ela recusar, mas evite oferecer o peito na hora da recusa. Em alguns casos, é necessário e recomendado que a mãe saia e que outra pessoa ofereça a comida.

Daqui a dois meses começo com alimentos sólidos, já que meu filho tem 4 meses, mas estou com medo, porque ele tem fenda palatina no lado direito da boca (conhecida também como lábio leporino). Será que vocês podem me ajudar? Mariana, mãe de Artur

A alimentação de crianças com fenda palatina costuma ser tranquila, mas podem surgir problemas de mastigação. De um modo geral, os alimentos devem ser mais pastosos a partir do 4º ou 5º mês. O ideal é que fonoaudiólogos e médicos especializados orientem a introdução de alimentos durante o primeiro ano de vida, para que a criança aceite bem o novo cardápio.

Minha filha de 5 meses começou a ingerir os alimentos sólidos, mas está com dificuldades para fazer cocô. Quais os alimentos que devo oferecer para o intestino dela funcionar bem? Raquel, mãe de Carolina

Alguns alimentos costumam ser laxantes e podem ser oferecidos para bebês com 5 ou 6 meses de vida. Destaque para o mamão, ameixa-preta, folhas verdes e aveia. No entanto, a relação entre a ingestão de alimentos e o hábito intestinal varia muito de uma criança para outra. Nessa hora, é importante marcar uma consulta com o pediatra, que pode orientar a conduta em cada um dos casos.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”