;
Bebês

Mãe desabafa após sogra raspar o cabelo da filha recém-nascida escondido: “Minha bebê está careca”

"Foi ideia da minha sogra raspar a cabeça da nossa filha escondida de mim", escreveu a mãe

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

A família da sogra e do namorado da mãe é do México, onde raspar a cabeça dos bebês é considerada uma tradição (Foto: Getty Images)

Uma mãe norte-americana fez um desabafo depois que a sogra e o namorado rasparam o cabelo da filha sem a sua autorização.

“Minha sogra e meu namorado rasparam o cabelo da minha bebê! Nós tínhamos falado sobre o assunto na semana anterior. Meu marido explicou porque ele achava que aquilo faria o cabelo da nossa filha crescer mais e mais forte, porém eu não quis fazer, escreveu a mãe sobre a situação, em um fórum de maternidade.

“Eu voltei para a casa ontem após ter ido para o mercado e me deparei com minha filha careca! Eu estou muito chateada com meu namorado e minha sogra, que estava em casa e o ajudou. Eu já estava bem brava com ela por ter beijado minha filha mesmo estando com gripe. Depois meu marido pediu desculpas e admitiu que estava errado. Foi ideia da minha sogra raspar a cabeça da nossa filha escondida de mim. Meu marido disse que fez isso porque queria deixar nossa filha com um cabelo mais bonito. Não sei o que eu faço!”, concluiu a mãe.

A família do namorado é do México, onde raspar a cabeça dos bebês é considerada uma tradição. “É uma coisa cultural e eles fizeram isso em todas as meninas da família”. Mesmo assim, a mãe já havia expressado sua desaprovação tanto para o namorado quanto para a sogra. Raspar o cabelo de um bebê recém-nascido é uma tradição cultural popular para muitas famílias. Na China, por exemplo, o cabelo do bebê é raspado e guardado para trazer proteção e boa sorte.

A cerimônia Mundan, da religião hindu também vem da crença de que raspar a cabeça do bebê purifica a criança. Junto com essas crenças e rituais culturais, também existe a ideia de raspar o cabelo de um bebê permite que os fios cresçam mais grossos, mais cheios e saudáveis. Mas especialistas dizem que essa afirmação é apenas um mito. “A textura do cabelo e a taxa de crescimento são determinadas apenas pela genética. A única vez em que o cabelo de uma pessoa pode mudar é se ela tiver feito quimioterapia”, explica a pediatra Cindy Gellner, em entrevista à Radio Health, da Universidade de Utah.

Leia também:

Mãe desabafa após sogra cortá-la de todas as fotos do 1° aniversário da filha: “Estou furiosa”

Mãe faz desabafo na internet após sogra registrar o neto com outro nome

Mãe exige que sogra fumante tome banho e troque de roupa antes de segurar seu bebê