Bebês

Mãe é acusada de abuso infantil após reação alérgica da filha ao leite em pó; entenda o caso

Richard Cave/SWNS
Richard Cave/SWNS

Publicado em 17/11/2018, às 17h48 - Atualizado em 21/11/2018, às 14h03 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Após ter sido acusada de abuso infantil, uma mãe britânica quase perdeu sua filha para a justiça quando marcas vermelhas apareceram no rosto de sua bebê – que mais tarde foram consideradas uma reação alérgica à fórmula de leite infantil.

Ashleigh Barden, de 20 anos, e seu parceiro Jai Coates, de 19, moram no condado de Oxfordshire, na Inglaterra e passaram dois meses em uma batalha com as autoridades de justiça. A mãe contou que um médico clínico geral a denunciou depois de pensar que as marcas no rosto de Arya eram lesões.

Ashleigh revelou que não pôde ficar sozinha com a filha durante dois meses, enquanto seu parceiro, Jai, estava limitado a ver a bebê somente sob supervisão de assistentes sociais — o casal foi levado ao tribunal sob suspeita de abuso infantil. No entanto, as marcas foram finalmente consideradas como efeitos causados por uma reação alérgica à fórmula infantil.

“Era como se estivéssemos vivendo em um pesadelo. Essa situação afetou nossa família drasticamente. Agora, estou com medo de ir a compromissos sozinha, com medo de ser julgada e acusada de abuso”, desabafou.

O caso começou em abril, quando um médico clínico geral do Bicester Health Center, no Reino Unido, os denunciou. Apesar de uma avaliação anterior feita pelo próprio médico de Arya, revelando que as marcas não eram lesões, as autoridades lançaram uma batalha legal para tirar a filha deles. Após uma segunda visita ao médico, Arya foi levada ao Hospital John Radcliffe, onde foi examinada sob diretrizes de abuso infantil e fez uma radiografia completa do esqueleto, tomografia computadorizada, exames oftalmológicos e de sangue.

Em junho, o Conselho do Condado de Oxfordshire levou o caso ao tribunal, onde um juiz concedeu uma Ordem de Cuidados Intermediários, o que significa que Ashleigh foi colocada sob supervisão 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, a mãe disse que o caso foi suspenso pelos serviços sociais no dia em que o médico de Arya confirmou no tribunal que as marcas que havia visto no mês de abril não eram de lesões.

Apesar do problema ter acabado, os pais dizem que suas vidas serão afetadas para sempre pelas alegações feitas contra eles. “Não recebemos nenhuma desculpa ou explicação. Apenas uma simples retirada do processo judicial”, desabafou a mãe.

Ashleigh acrescentou que reconhece a importância das autoridades ficarem atentas para identificar abusos infantis. “Nós dois entendemos perfeitamente as preocupações, já que as fotos das marcas eram horríveis, e também entendemos por que existem certas avaliações em vigor para proteger as crianças. Nunca diríamos que essas avaliações não são necessárias, pois existem crianças que realmente precisam dessa ajuda”.

Mas agora, ela espera aumentar a conscientização sobre as alergias às fórmulas infantis e os sintomas que elas podem causar.”Os profissionais devem avaliar muito bem os sintomas que o bebê está tendo, antes de definirem um abuso infantil de forma errada”, concluiu.

Leia também:

“Eu não quero enterrar minha filha”, diz mãe de menina de 10 anos que tentou suicídio por bullying

Mãe que abandonou recém-nascido em igreja se arrepende e quer bebê de volta

Bebê morre durante parto sem assistência médica e a prática começa a receber críticas


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção