Mães amamentam os filhos durante sessão de fotos para passar um recado para outras mulheres

As fotos foram tiradas para retratar o momento íntimo entre mães e filhos mas, também, para quebrar a ideia de que as mães precisam forçar a desamamentação

Resumo da Notícia

  • Mães fazem sessão de fotos amamentando os filho
  • Uma das intenções é lutar contra o preconceito da amamentação em público
  • Outra ideia é acabar com a pressão de desamamentar os filhos
  • O depoimento de algumas mães que amamentaram os filhos até os 4 anos
Todas as mães se uniram e fizeram o ensaio (Foto: reprodução/ Parents)

Um grupo de mães de enfermagem da Carolina do Norte, Estados Unidos, lideradas por Tara Corres, decidiram se unir para homenagear a Semana Mundial da Amamentação. O intuito das mães era mostrar que há várias formas de amamentação.

-Publicidade-

“Meu plano era cuidar dos meus filhos por um período inteiro até que eles decidissem desmamar por conta própria”, escreveu ela. “Acabei amamentando em conjunto por dois anos e meio, até que a minha filha mais velha tinha 4 anos e meio e ela desmaiou. Minha filha mais nova tem 3 anos e meio e ainda está amamentando alegremente algumas vezes por dia”.

Algumas mães fizeram um desabafo (Foto: reprodução/ Parents)

Em entrevista ao site Parents, Tara Corres, de 28 anos, que é mãe de duas meninas, contou o que amamentar as filhas significa para ela. “Estou muito feliz por poder fornecer leite materno para meus dois filhos. Para mim, essa foi uma das melhores partes de ser mãe. A proximidade e o vínculo que compartilhamos foram incríveis. Quando eu comecei com minha filha mais velha, nunca esperei que a amamentasse como mais velha. Tudo aconteceu tão naturalmente”.

-Publicidade-

Ela também espera que, ao compartilhar a história através desta série de fotos, aumente a conscientização sobre a amamentação a termo. “Muitas pessoas fazem isso, mas não se fala, por causa de comentários negativos de pessoas que não entendem”, observou. “Acredito que se for visto e discutido mais, não será visto como algo negativo pelas visões principais”.

Cada mãe deixou que a desamamentação ocorresse naturalmente (Foto: reprodução/ Parents)

Outra mãe presente na sessão de fotos, Autumn Hicks, de 25 anos, canta os louvores ao aleitamento materno. Ela começou a amamentar a filha quando era mãe adolescente e estudante universitária. “Tive a sorte de ter o apoio de meu marido e família, porque as taxas de aleitamento materno para essa população – pais adolescentes – são sombrias por falta de educação, apoio e necessidade de voltar ao trabalho ou à escola rapidamente”, desabafou.

Quando a filha completou 1 ano, ela ainda estava amamentando o dia inteiro. “Eu não achava certo interromper nosso relacionamento com a amamentação”, observa Autumn. “Decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto e encontrei estudos e recomendações baseadas em evidências de autoridades internacionais de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomendavam a amamentação até os dois anos de idade, no mínimo! – Meio ano quando ela desmamava naturalmente”.

Queriam passar um recado com essas fotos (Foto: reprodução/ Parents)

A filha mais velha de Hicks agora tem 6 anos e ela também tem 2,5 e 6 meses. “Amamentei meu segundo filho e, enquanto estava grávida de seu irmão, minhas parteiras me incentivaram a amamentar durante a gravidez de baixo risco”, diz ela. “Quando meu terceiro filho nasceu, meu filho do meio tinha menos de 2 anos de idade e ainda amamentava na soneca e na hora de dormir, então eu o redirecionei por alguns dias enquanto estabelecia uma relação de amamentação com meu novo bebê e depois retomei a amamentação”. No meio disso, Hicks obteve seu diploma de bacharel.

Os fotógrafos não poderiam ter ficado mais emocionados ao capturar essas mães fortes e inspiradoras nos elementos com seus OAs – e em um ambiente bonito e natural. “Autumn me mandou uma mensagem e me perguntou se eu gostaria de fotografar ela e suas amigas amamentando”, disse Snipes. “Fiquei muito empolgado e tirei algumas idéias de Leandra”.

Cada criança tem um tempo e tudo bem! (Foto: reprodução/ Parents)

Em uma declaração para a Parents, Perez contou: “Sam e eu jogamos fora idéias e locais. Sam estava decidido a colocar as meninas na água sem um top enquanto elas amamentavam seus pequenos, porque ela queria natureza natural”. Enquanto isso, Perez sugeriu que as mães usassem vestidos atraentes para se sentirem glamorosas. Para complementar isso, Snipes propôs maquiagem mínima.

A dupla aterrissou nas cachoeiras locais como cenário, que as mães adoravam. Depois de escolherem seu guarda-roupa, que incluía os acessórios florais para mães e bebês, eles estavam prontos para transformar sua visão em realidade.

Snipes observa que, enquanto estavam no meio das filmagens, os espectadores ‘não pareciam incomodados. Os estranhos estavam sorrindo e dizendo como era bonito e depois voltaram a brincar com os filhos. É assim que deve ser o tempo todo’.

O resultado final não é apenas de tirar o fôlego, mas certamente alcançou o objetivo de Hicks: “Todos nos reunimos para comemorar nossas jornadas de amamentação e para fazer a nossa parte para normalizar a amamentação”, explica ela. “Viemos de todas as esferas da vida e temos diferentes experiências e jornadas de amamentação, mas todos trabalhamos duro para alimentar nossos bebês e queremos incentivar outras pessoas a ignorar os estigmas sociais e amamentar onde, quando e por quanto tempo eles escolherem. Eu especificamente quero incentivar mães jovens, mães estudantes e mães que trabalham e mostrar a elas que a amamentação é possível através de muitos e muitos obstáculos, se é isso que eles escolhem fazer. Eu também gostaria de incentivar a pesquisa e sempre questionar a opinião comum “.

A bela série de fotos de Perez e Snipes certamente inspirará mães em todos os lugares.

    -Publicidade-