Médico salva recém-nascida após instruir pais por telefone no Ceará

O caso aconteceu no dia 23 de junho, quinta- feira. A menina de apenas um mês de idade havia se engasgado durante a amamentação, e os pais foram instruídos pelo médico por meio de uma ligação

Resumo da Notícia

  • Uma menina de um mês de vida se engasgou durante a amamentação
  • Os pais ligaram para o Samu em busca de ajuda
  • O médico plantonista os orientou para salvar a recém-nascida

Na última quinta-feira, dia 23 de junho, um médico do Samu conseguiu salvar a vida de uma recém-nascida de apenas um mês de vida, por meio de uma ligação telefônica.

-Publicidade-

Na cidade de Sobral, localizada no Ceará, os pais Janaína e Éder ligaram para o Samu após a filha recém-nascida se engasgar durante a amamentação. Atendidos pelo médico plantonista Bruno Schmitt, eles foram orientados por ligação. O médico contou ao Jornal Jangadeiro como foi o caso: “A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços, e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias áeras”.

A recém-nascida se engasgou durante a amamentação
A recém-nascida acabou se engasgando durante a amamentação (Foto:Getty Image)

Bruno passou as orientações para que o pai aplicasse a Manobra de Heimlich, que é uma técnica muito usada para primeiros socorros em casos de engasgamento. Assim como o médico descreveu, Éder colocou a filha de bruços e “deu tapinhas” nas costas da bebê. Pouco tempo depois, o pai anunciou: “Nossa, melhorou a cor dela. Ela tá chorando”.

O momento do choro foi muito esperado por todos. Bruno contou que se alegrou ao ouvir Ísis chorando: “Eu comecei a escutar o choro da bebê, e isso foi muito bom, muito gratificante. A gente saber que, naquele momento, teve uma vida salva… O pai agradeceu”.