Bebês

Mulher denuncia banco de esperma após ter um filho anão

O caso aconteceu na Rússia

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

A mãe denunciou o site de banco de esperma (Foto: Getty Images)

Um site de banco de esperma foi bloqueado após uma mulher fazer uma denúncia por ter dado à luz uma criança com nanismo. De acordo com o jornal britânico The Mirror, a mulher é uma escritora russa de sucesso e não teve sua identidade revelada.

Aos 40 anos, ela acreditava que era a última chance de ter um filho, então fez algumas pesquisas e, a partir das fotos divulgadas no site, escolheu um pai para seu filho. Segundo o The Mirror, depois de pagar pelo esperma, ela foi submetida a um tratamento de fertilização in vitro em uma clínica em Moscou.

Ainda segundo o jornal britânico, a mulher escolheu um doador que tinha cabelos loiros e um metro e oitenta de altura. Porém, durante um ultrassom feito na reta final da gestação, os médicos detectaram uma suspeita de acondroplasia. A acondroplasia não tem cura e acontece em 1 a cada 20 mil casos e pode causar nanismo.

Após o nascimento do bebê, os médicos disseram para a mãe que o menino teria uma altura máxima de 1 metro e meio e que o corpo e as características faciais não se desenvolveriam da forma correta. Segundo o The Mirror, a mulher quer alertar outros clientes do banco de esperma sobre o risco que eles estão correndo.

O tribunal de Koptevsky ordenou que o site do banco de esperma fosse bloqueado, alegando que o uso dos serviços estava infringindo as leis russas. Para isso, o tribunal exigiu um exame genético do doador, análises de suas condições físicas e mentais e uma árvore genealógica da família.

Em entrevista ao jornal russo Moskovsky Komsomolets, o banco disse que todo o esperma fornecido era de excelente qualidade. “Sabemos que nosso material é de alta qualidade, mas não somos responsáveis por erros das clínicas que realizam a fertilização in vitro“, disseram ao jornal.

Leia também:

Mãe dá à luz menina com deficiência e clínica de fertilização sugere deixar criança em orfanato: “Tente novamente de graça”

Homem doa esperma para banco de fertilização e 12 crianças nascem com autismo

Casal processa clínica de fertilização artificial após dar à luz a um bebê muito diferente deles