Bebês

Não é sonho! 3 dicas para fazer seu bebê dormir a noite inteira

Programa ninar levanta a bandeira de que o quanto antes os pais aprenderem a como lidar com o sono dos filhos, melhor!

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Você pode não ter reparado em uma coisa: quando nasce o primeiro filho os profissionais da maternidade orientam sobre a amamentação, troca de fraldas, mas nada sobre o sono o sono da criança. Aliás, provavelmente uma frase que você escutou com frequência foi “aproveita para dormir enquanto pode”. Que pesadelo! Segundo Claudia Tambelini, fundadora do Programa Ninar, mãe de Maia, não precisa ser assim. É possível você aprender técnicas para que você e seu filho tenham um sono de qualidade desde o primeiro dia.

Quanto antes você começar a se preparar para cuidar do jeito certo do sono do seu filho, melhor! Mas sem estresse, dá para mudar o hábito depois que ele já cresceu. A Claudia trabalha com grávidas e pais e mães que têm filhos entre 0 a 5 anos. É claro que aqueles que já são mais velhos e estão com o sono desregulado demoram um pouco mais para aprender do que um bebê de meses, porém sempre dá certo.

E não traz só benefícios para você, uma boa noite de sono ajuda e muito no desenvolvimento da criança. “Auxilia na alimentação, na evolução da fase cognitiva aprendendo as coisas com mais facilidade”, explica a especialista. Uma criança que não dorme direito fica irritada, faz birra com mais frequência e tem problemas de concentração. Para começar já, olha só 3 dicas para melhorar o sono do seu filho:

1. ROTINA

Para o seu filho se sentir seguro ele precisa de rotina, ou seja, saber tudo que vai acontecer no dia. “É importante que os pais estabeleçam uma rotina bem estruturada com horários para comer, dormir e brincar”, aconselha Claudia. Além disso, por mais que os bebês não falem, você pode conversar com ele e contar como vai ser o dia de vocês. Faz diferença!

2. RITUAIS

Segundo a especialista, um ritual é a soma de algumas ações que você determina, por exemplo: banho, música calma, troca do pijama, ler um livro e ir para cama. As atividades precisam acontecer sempre do mesmo jeito e na mesma ordem. Este ritual pode ser tanto para a soneca do dia quanto da noite e não precisam ser iguais. “Isso vai fazer seu filho entender que é hora de dormir”.

3. SONECAS DO DIA

Existe um mito de que se você segurar o bebê para não dormir durante o dia, ele dormirá mais durante a noite. De acordo com Claudia, é exatamente o contrário! “Quanto mais sonecas de qualidade seu filho tirar durante o dia, melhor ele vai dormir à noite”. Por quê? Ao contrário dos adultos, quanto mais os bebês ficam cansados, mais lutam contra o sono.

Leia também:

Jura? Estudo aponta que filhos afetam o sono das mães, mas dos pais não

Visitamos o Hotel do Sono e reunimos 6 dicas para dormir melhor 

Sono regular pode ser o segredo para bom comportamento

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não