Publicado em 03/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
Pesquisadores analisaram quais são os efeitos que separar um bebê de sua mãe nas primeiras horas de vida pode causar nos pequenos e descobriram que os berços podem até duplicar o nível de estresse deles.
Os resultados do estudo, feitos em uma universidade na África do Sul, mostram que o estresse dos pequenos aumenta até 176% quando estão sozinhos dormindo no berço, seja durante a noite ou quando nascem prematuramente e necessitam de cuidados especiais.
O coração de bebês de dois dias foi monitorado enquanto eles estavam em berços e quando estavam com as mães. Os responsáveis pelo estudo ainda não sabem quais são os efeitos a longo prazo deste aumento de estresse nos recém-nascidos.
Barak Morgan, responsável pela pesquisa, diz que já havia indícios de que a separação entre a mãe e o bebê nas primeiras horas e dias de vida era estressante para o recém-nascido, mas que este estudo “sugere que há um fator estressante psicológico muito maior para o bebê”.
Vale lembrar que deixar o bebê em contato com a mãe depois do parto não só acalma os pequenos, como mostra a pesquisa, como também ajuda a amamentação. Os bebês já nascem com o instinto de “sugar” o peito da mãe, estimulando a produção de leite.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses