Publicado em 23/10/2020, às 14h24 - Atualizado às 14h24 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo
Ouvir música faz parte do nosso dia a dia. Seja no caminho ao trabalho, para arrumar a casa ou até mesmo naquele momento para relaxar, em que não queremos pensar em nada. E se olharmos para trás, vamos perceber que a música, ou o som, faz parte das manifestações do ser humano desde quando ele está na barriga da mãe. A música é um tipo de linguagem que está presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de música, um instrumento musical, o rádio do carro, o toque do celular e até mesmo o barulho da rua. A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação: por volta da 24ª semana de gravidez, o feto é capaz de perceber os estímulos sonoros emitidos no corpo da mãe e para além da barriga. Tudo isso se resume também na construção da conexão entre mãe, pai e bebê.
Quando a criança tem contato com a música, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas características próprias com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora, entre outras. Não é à toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebêse crianças pequenas que emitem ou fazem barulhos e têm músicas. Você já prestou atenção nisso? E claro que não é apenas com os brinquedos que essa relação se estabelece. É cientificamente comprovado que crianças que tocam um instrumento antes dos 5 anos apresentam a área frontal do cérebro, que mexe com o conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida.
A música na primeira infância tem o papel de fazer a criança brincar, interagir com os amigos, aguçar a percepção auditiva, assim como o senso rítmico. Tudo isso ajudará quando ela começar a ler e escrever. Mas atenção: não basta colocar a música para a criança ouvir. Mais importante que isso, para o seu desenvolvimento, é a interação com pessoas que a amam. Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que homens e mulheres jovens que compartilharam experiências musicais com seus pais durante a infância relatam ter um melhor relacionamento com seus pais quando entram na idade adulta.
Huggies acaba de lançar um e-book superespecial, disponível em Mais Abraços, uma plataforma digital completa para ajudar os pais com conteúdos, chá de bebê online, planos de assinatura e e-commerce. O e-book “Som na caixa” lista os benefícios cognitivos, emocionais, físicos e sociais da música para o bebê, além de explicar a importância da presença ativa dos pais nesse momento para que todos estejam envolvidos emocionalmente. Você também vai encontrar dicas de como inserir experiências musicais e de dança na rotina do bebê. Ao final do e-book, tem um QR code que leva para a música No Passinho do Bebê, desenvolvida por Huggies com base em neurociência, para ajudar no desenvolvimento infantil, para dançar e cantar com toda a família! Para acessar ao e-book completo, clique aqui.
Para que seu filho se movimente de forma livre e segura, Huggies lançou a fralda Supreme Care com tecnologia exclusiva Xtra-Flex. Criada a partir de pesquisas para oferecer cada vez mais conforto e flexibilidade, ela é indicada para os bebês que estão entrando na fase de desenvolvimento motor mais avançado e começando a engatinhar e andar. Com canais de distribuição em X, ela leva o líquido para as extremidades da fralda, evitando o acúmulo no meio da perninha e facilitando a movimentação do bebê, deixando-o livre para se desenvolver.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil