Nomes sem gênero: 14 opções para você se inspirar

Como escolher um nome bonito que sirva tanto para menina quanto para menino? É aí que entram as opções unissex! Separamos algumas opções para te ajudar a fugir do óbvio

Resumo da Notícia

  • Veja as opções de nomes para meninos e meninas
  • Perfeitos para os quem quer fugir do óbvio
  • Livres de imposições de gênero
Veja nomes bonitos para escolher para o seu filho (Foto: Shutterstock)

Além de carregarem significados emblemáticos, estes nomes neutros são perfeitos para os adultos que querem fugir do óbvio – e ainda para os que buscam educar seus filhos livres de imposições de gênero. É um pequeno passo, mas que pode ser muito importante para a criança ao longo do seu desenvolvimento. Confira as opções:

-Publicidade-

1. Dominique

O nome francês vem de “dominus”, que em latim quer dizer “senhor” ou “mestre”. Assim, seu significado seria algo como “aquele ou aquela que pertence ao Senhor”. E olha só uma curiosidade: na Idade Média, Dominique era bastante utilizado como forma de homenagear o senhor do feudo, ou ainda para denominar as crianças nascidas no domingo, dia de descanso na tradição cristã.

-Publicidade-

2. Alex

Alex é mais usado no Brasil como um diminutivo de “Alexandre”, mas sua versão unissex possui grande popularidade em países de língua inglesa. De origem grega, o nome significa “defensor da humanidade” e carrega consigo atributos de força e liderança – especialmente por lembrar Alexandre, o Magno, um grande conquistador da era medieval.

 

3. Manu

Nem Manuela nem Manuel, só Manu! Os nomes que parecem apelidos estão super em alta e vem ganhando o coração de muitas famílias. Neste caso, o termo curto vem do indiano e, apesar de ser uma forma com que os hindus chamam o progenitor dos humanos, o nome também serve para o feminino, significando “pensamento” ou alguém sábio.

4. Alison

Ninguém sabe ao certo de onde veio, mas duas origens são geralmente atribuídas a este nome: Alison pode vir tanto do francês, sendo um diminutivo de “Adelaide”, que quer dizer “de linhagem nobre”, quanto do inglês, que deriva da expressão “Alice’s son” (“filho de Alice”).

5. Cris

Os fãs de nomes religiosos vão adorar esta opção! Cris, assim como outros iniciados com “cristi”, derivam da mesma raiz latina, que quer dizer “cristão”. Alguns estudiosos também o relacionam com o grego “christós”, cuja tradução significa “o ungido”. Só símbolos de muita fé para os pais!

6. Taylor

Quem nunca assistiu a um filme protagonizado por um Taylor ou então ouviu uma música de uma artista com este nome? Bastante famoso nos Estados Unidos, o termo vem de uma palavra inglesa, traduzida como “alfaiate”. O legal é que ele permite apelidos super fofos para o bebê, como “Tay”.

7. Sol

Muita luz, energia e positividade acompanham este nome de tradução literal! Encontrado especialmente em países de língua portuguesa e espanhola, Sol pode também ser a abreviação do judaico “Salomon”, que significa paz. Só qualidades que desejamos para o pequeno, né?

8. Charlie

É nome de realeza que você quer? Charlie é o diminutivo de “Charles”, bastante usado entre a família Real britânica. Em seu sentido mais amplo, ele vem do germânico e significa “Homem”, enquanto humanidade, mas por extensão costuma ser atribuído também a uma pessoa livre.

9. Duda

“Pequena guardiã” ou “pequeno protetor das riquezas” são dois significados lindos associados a este nome. Seu surgimento está relacionado a um termo germânico que junta as palavras “riqueza, bens” e “protetor, guardião”, mesma origem dos nomes Eduarda e Eduardo.

10. Ariel

Pode ser que você só conheça Ariel como o nome da simpática sereia da Disney, mas a verdade é que ele é mais frequente ainda entre pessoas do sexo masculino. Sua origem remonta ao hebraico, que quer dizer “leão do Senhor” e é também apontado como o nome de um anjo.

11. Kim

Kim é considerado um nome de família entre os coreanos e significa “ouro” ou “dourado”. Há quem diga que ele possa ter vindo também do anglo-saxão, como uma forma primitiva de “king” – traduzido literalmente como “rei”. Independente da origem, a certeza é que será uma criança poderosíssima!

12. Noah

Aparecer na lista dos 50 nomes mais escolhidos não é para qualquer um, hein? Noah esteve no ranking dos mais populares entre meninos em 2019, mas é uma opção internacional usada também para denominar meninas em todo o mundo. Sua tradução delicada remete à palavra hebraica “noach”, que quer dizer “descanso” ou “conforto”.

13. Andrea

De origem grega, o nome faz o maior sucesso na Itália, onde é usado tanto para crianças do sexo feminino quanto do masculino. Muitos estudiosos interpretam que Andrea tenha relação com o atributo de coragem, além de poder corresponder a uma variação de “André”.

14. Quinn

Frequente na América do Norte, Quinn é um unissex com significado representativo: vem do gaélico para “sábio” ou “rei”. Na Irlanda, o termo denominou vários clãs – o mais famoso deles localizado no Condado de Tyrone. O nome também soa como “queen”, “rainha”, em inglês.

-Publicidade-