O primeiro verão: listamos ideias e dicas para você aproveitar ao máximo com seu bebê

Passeios no parque, viagem à praia e tardes na piscina são uma das opções

 

(Foto: Getty Images)

Você está aí, imaginando todos os momentos possíveis que seu filho vai poder fazer nos primeiros meses de vida. A gravidez é a época que a nossa imaginação voa e isso carrega dúvidas, curiosidades e medos. Existe a primeira vez para tudo, o primeiro verão não seria diferente. Ô época boa! Está na hora de pensar como brincar com uma criança pequena (que dá, sim, para se divertir) e até mesmo se preocupar com a exposição ao sol. A gente está aqui para isso, mostrar para você os melhores caminhos e ideias. Brincadeiras ao ar livre, com as mãos, com água e atividades para aguçar a criatividade – e seja sozinho, acompanhado dos amigos, parentes ou apenas opções de passeios.

Pensamos em tudo, para que esse período seja repleto de muita diversão e aprendizado, claro! E não pense que esquecemos do irmão mais velho: preparamos uma lista recheada de opções para ele também. Mas, independente da maneira que vocês forem passar a estação, temos certeza de que tudo será muito especial e inesquecível. Esse será o melhor verão de todos!

(Foto: Getty Images)
  • FAÇA ALGUMA PROGRAMAÇÃO PELA CIDADE

1. ZOOLÓGICO

Qualquer criança ama ver animais bem de perto, então que tal ir para um zoológico conhecer e imitar os bichos?! Será empolgante para o seu filho e com certeza cansativo, ou seja, no final do dia ele irá dormir como um anjo.

 2.MUSEUS

Existem diversos tipos de museus espalhados pela cidade e é uma ótima programação para manter o seu filho entretido por muito tempo. De quebra, ele ainda aprenderá sobre cultura e história.

3. JARDIM BOTÂNICO

Muitos deles agora têm parquinhos e atividades que são um paraíso para crianças pequenas. Além disso, explorar as flores e árvores pode ser uma ótima ideia.

4. BORBOLETÁRIO

Pesquise um perto da sua cidade e se jogue! Por lá, a criança vai poder entender e acompanhar o processo de reprodução das borboletas. Diversão e aprendizado!

FAÇA UMA PAUSA

 5. Molhe um pouquinho

Mergulhar os dedos do pé do seu bebê na água da fonte de algum parque pode dar aquela refrescada além de arrancar algumas boas gargalhadas de vocês.

6. Olhe em volta

Parar do outro lado da rua daquela máquina grande que mistura cimento pode ser fascinante e muito curioso para os pequenos (na verdade para qualquer um). Tente tirar proveito observando uma construção ou reforma.

7. Vá a uma feira ou hortifrúti

Você vai sentir uma sensação muito gostosa ao estar em meio às frutas e legumes e poder ensinar sobre as cores, números e sabores ao seu filho!

(Foto: Getty Images)
  • SE JOGA NO VERÃO!

8. Piscina é sempre boa ideia

Seja no clube, em casa, no prédio ou na piscina de algum conhecido, o importante é aproveitar essa época para curtir a água fresca e brincar!

9. Mão na massa

Compre giz, sente-se ao lado do seu filho em alguma calçada ou mesmo no quintal, e divirtam-se fazendo arte no chão. E calma, fica tranquila que giz é fácil de limpar!

10. Dê boas-vindas aos pássaros

Se o seu quintal parecer não ter a visita de passarinhos, pendure um alimentador de pássaros e espere alguns dias. Você e seu pequeno poderão apreciar as aves se deliciarem com o lanche!

 11. Vamos para a praia!

Leve uma pequena piscina infantil ou banheira, posicione-a debaixo do guarda-sol, encha com um pouco de água (mais ou menos na altura da perna da criança sentada) e deixe alguns brinquedos. Pronto! Agora é só curtir.

    12. Caminhada

Na volta de um passeio à noite, o seu filho pode se sentir incomodado. Mas calma! Às vezes ele só precisa de uma caminhada.

  • PARA BRINCAR NO QUINTAL

1. Faça um piquenique no café da manhã

Evite o sol quente do meio-dia e coloque uma canga ou toalha no quintal antes das 10h. Quando você estiver com tudo pronto, deite-se com seu filho e aproveite esse tempo com ele. Que tal observar as nuvens mudarem de forma?

2. Traga a banheira do bebê

Uma piscina infantil parecerá olímpica para o tamanho dele, então encha uma banheira infantil com água suficiente para que ele possa se molhar e brincar.

3. Ligue a mangueira

Vá para o quintal e leve o bebê com você. Posicione a mangueira em um espaço que possa ser molhado e seja seguro, para evitar que alguém escorregue. Deixe que seu filho segure a mangueira e divirtam-se!

4. Faça bolhas de sabão
Essa é clássica, mas faz qualquer criança ficar alucinada. Com uma mistura básica de água e detergente, use um canudo para que você possa fazer as bolhas.

  • O irmão mais velho sempre tem vez! 

Quanto mais gente melhor. Ainda mais que a chegada de um bebê pode causar ciúmes. Por isso, juntar todos é uma maneira prática de quebrar isso e criar vínculo. Se liga!

1. Pinhata de balões

Encha balões grandes com água, dê um nó e depois use um uma corda curta para amarrá-los em galhos de árvores ou um varal, sugere Michelle Bachman, da empresa de planejamento de festas. Então, entregue algum bastão para as crianças e reveze entre quem será a vendada que terá que acertar o balão e fazê-lo estourar.

2. Guerra de balões d’água

Encha balões de água e divida-os entre dois baldes. Crie duas equipes com as crianças e comece uma espécie de “queimada”, mas dessa vez com balões de água. Quando estourarem, refrescam quem estiver por perto!

3. Corrida maluca de balões

Encha os balões com água, divida as crianças em dois grupos e coloque duas cadeiras, uma para cada equipe, e uma de cada lado. Em seguida, peça para uma pessoa pegar um balão, correr para a cadeira e sentar em cima dele até ele estourar! Depois, a criança volta e outra inicia. Vence a equipe que estourar mais balões.

4. Brincadeiras ao ar livre

Nova descoberta: desenhe com giz-de-cera na calçada e depois molhe para ficar parecendo com tinta de aquarela. Na sequência, convide as crianças para pintarem diversos círculos e dê um pincel molhado para a experiência ficar ainda melhor!

Arrumando a bolsa do seu filho

  • Coloque um boné para proteger do sol
  • Uma canga ou toalha bem grande para deitar na areia
  • E (muito!) protetor solar

Leia também: 

27 dicas para curtir o verão com seu filho em segurança (e sem susto)

19 ideias diferentes para curtir ainda mais o primeiro verão do seu filho

Férias de Verão: 22 ideias de programa para curtir um tempo em família