Publicado em 23/08/2016, às 15h51 por Redação Pais&Filhos
Um exercício que está em alta hoje em dia é a corrida. Muitos homens e mulheres aderiram ao esporte como uma forma de manter a saúde e o físico em dia. Mas e durante a gravidez? É recomendado continuar correndo nesse período? E quando é a hora de voltar depois de ter o filho? Ajudamos a solucionar todas essas dúvidas e ainda damos dicas de fazer isso de forma segura.
Durante a gestação, a corrida ajuda no preparo físico, na consciência corporal e libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, além de ajudar a controlar o aumento de peso. Mas é preciso ter bastante atenção e procurar um profissional que te oriente.
“Durante a gravidez a mulher libera um hormônio chamado relaxina que deixam as articulações dela mais frouxas podendo ser mais suscetíveis a lesões como torções, lesões ligamentárias, então é indicado sempre estar acompanhada”, explica Domingos Mantelli, pai da Giulia, ginecologista e obstetra.
Já no período do pós-parto, correr ajuda a mulher a voltar mais rápido a forma física. No entanto, é preciso tomar certo cuidado relacionado à amamentação. “A corrida no pós-parto não tem nenhum problema, só tem que prestar mais atenção na intensidade, já que uma prática muito intensa no pós-parto pode diminuir a produção de leite, então deve ser orientada sempre por um especialista”, diz Mantelli.
Os benefícios não são apenas físicos. Logo depois de ter um filho, a vida da mulher muda drasticamente. Com toda a correria do dia a dia, é importante que a mãe tenha um tempo para cuidar de si mesma e do próprio corpo, o que influencia diretamente em sua autoestima e bem estar.
Dicas de profissional
Como já dissemos acima, é sempre importante que você tenha um especialista acompanhando a sua rotina de exercícios na gestação e no pós-parto. Mas aqui já podemos te adiantar algumas dicas que pegamos com Felipe Kutianski, filho de Tavares e Ostapa, preparador físico.
Procure evitar posições que causem uma compressão direta no abdômen e cuidado nas atividades que elevem drasticamente a pressão arterial;
Evite atividade de grandes esforços e impactos nos primeiros meses gestacionais;
O ideal é praticar musculação moderadamente, Calistenia, Pilates, Yôga e Hidroginástica são boas receitas. Tendo todo cuidado profissional adequado, várias outras atividades mais complexas podem ser encaixadas.
É extremamente importante o acompanhamento de um profissional durante os exercícios, pois o risco envolvido é muito alto para treinar sem qualquer acompanhamento.
Trabalhe sempre que possível com o máximo de profissionais conectados como médicos, professores, fisioterapeutas e nutricionistas, pois a segurança será maior e os resultados mais concretos.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade