Publicado em 23/04/2015, às 13h21 - Atualizado em 01/01/2021, às 12h26 por Redação Pais&Filhos
Assim que o bebês têm os primeiros contatos com meio social, eles já são capazes de aprender e interagir com o mundo ao seu redor. A convivência com os pais é uma das melhores formas de estimulá-los ainda no primeiro ano de vida. A Pais&Filhos conversou com o professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Dundee, Peter Willats, no evento Expanding Center – Edição Neurodesenvolvimento e Prática Pediátrica, realizado em São Paulo, e ele nos apresentou algumas dicas exclusivas
Nessa idade os bebês conseguem reconhecer as expressões faciais. Isso não quer dizer que eles entendem exatamente o que é uma expressão de tristeza ou de alegria. Afinal, são recém-nascidos, mas já são capazes de reconhecer a boca, o nariz, os olhos e seus movimentos. Uma forma de interação nessa fase é copiar os movimentos que eles fazem. Por exemplo se eles bocejarem, boceje também, ou se ele mostrar a língua ou piscar realize a mesma ação. Além de prender a atenção dele por alguns momentos, também é uma forma de estreitar o vínculo.
A partir dessa idade, a criança já pode aprender a controlar alguns movimentos corporais. Uma dica é amarrar o cordão do móbile no tornozelo do bebê por alguns momentos e brincar com ele. “O bebê vai começar a perceber que à medida que se movimenta o móbile mexe também. Essa brincadeira pode ser feita algumas vezes na semana”, afirma Willats.
Nesse período os pais podem trabalhar o desenvolvimento da atenção dos bebês. Uma forma de fazer é isso é brincar de esconder. Basta pegar um paninho e se colocar atrás dele e depois aparecer de surpresa.
Além disso, também é possível começar a treinar o movimento de agarrar as coisas. Uma forma de fazer isso é deixar diferentes itens, de preferência brinquedos, garrafas vazias, botões, caixinhas para que o bebê tente segurá-los.
Com essa idade, os bebês já podem desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Uma forma de estimulá-los é sentar com eles na mesa e colocar um brinquedo e colocar um paninho por cima. De acordo com Willats, os bebês se sentirão estimulados a retirar o paninho para encontrar o brinquedo.
A aquisição da linguagem também pode ser trabalhada nessa idade. Para isso é necessários que os pais conversem com os filhos. “Com o passar do tempo os bebês vão começar a soltar alguns fonemas como respostas”, conta o estudioso.
É importante lembrar que cada bebê tem seu estágio de desenvolvimento, portanto se você tentar alguma essas interações e seu filho não responder imediatamente, não tem problema. Poe ser que ele não queria fazer aquilo naquele momento ou ainda não esteja pronto. Na hora certa ele vai conseguir.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil