Bebês

Pesquisadores desenvolvem chupeta inteligente que monitora a saúde do bebê

A chupeta inteligente terá diversas funções para checar a saúde do bebê - Reprodução/Science Direct
Reprodução/Science Direct

Publicado em 16/05/2022, às 12h26 - Atualizado em 20/05/2022, às 06h27 por Redação Pais&Filhos


Uma chupeta poderá ser capaz de checar o estado de saúde do seu bebê e enviar os resultados via bluetooth para o seu celular. Isso graças a um estudo publicado  nesta segunda-feira (16) na revista científica Biosensors and Bioelectronics, conduzido por pesquisadores dos EUA e da Coreia do Sul que propõe uma chupeta bioeletrônica inteligente.

Segundo os idealizadores do projeto, a chupeta bioeletrônica inteligente pode fornecer um monitoramento mais contínuo dos níveis de íons de sódio e potássio, eletrólitos que servem de alerta para os cuidadores quanto à desidratação, uma grande ameaça para os bebês, especialmente aqueles nascidos prematuramente e/ou com problemas de saúde.

A chupeta tem diversas funcionalidades como, por exemplo, substituir as coletas sanguíneas para monitorar os eletrólitos dos bebês em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatais. Ela foi testada em bebês selecionados em um hospital, e os resultados foram comparáveis aos dados obtidos com seus exames de sangue normais.

“Sabemos que bebês prematuros têm mais chances de sobrevivência se receberem uma alta qualidade de atendimento no primeiro mês de nascimento”, disse Jong-Hoon Kim, professor associado da Escola de Engenharia e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Washington (WSU) e coautor do estudo. “Normalmente, em um ambiente hospitalar, eles tiram sangue do bebê duas vezes ao dia, então eles só recebem dois pontos de dados. Esse dispositivo é uma maneira não invasiva de fornecer monitoramento em tempo real da concentração de eletrólitos dos bebês”.

A chupeta inteligente terá diversas funções para checar a saúde do bebê
A chupeta inteligente terá diversas funções para checar a saúde do bebê (Foto: Reprodução/Science Direct)

Potencialmente doloroso para os recém-nascidos, o método de coleta de sangue deixa grandes lacunas na informação, uma vez que geralmente são feitas uma vez pela manhã e uma vez à noite. Segundo Kim, outros métodos já foram desenvolvidos anteriormente para testar a saliva de um bebê para esses eletrólitos, mas envolvem dispositivos volumosos e rígidos que requerem uma coleta distinta de amostras.

Usando uma chupeta comume comercialmente disponível, os pesquisadores criaram um sistema que analisa a saliva de um bebê por meio de canais microfluídicos. Sempre que o bebê está com a chupeta na boca, a saliva é naturalmente atraída por esses canais, de modo que o dispositivo não requer nenhum tipo de sistema de bombeamento.

Dotados de pequenos sensores, os canais podem medir as concentrações de íons de sódio e potássio na saliva. Em seguida, esses dados são transmitidos sem fio, via Bluetooth, para o cuidador. Para o próximo passo de desenvolvimento, a equipe de pesquisa planeja tornar os componentes mais acessíveis e recicláveis. Para isso, eles vão trabalhar no desenvolvimento de um teste mais abrangente da chupeta inteligente para estabelecer sua eficácia.

“Muitas vezes, você vê imagens da UTI neonatal em que os bebês estão ligados a um monte de fios para verificar suas condições de saúde, como a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a temperatura corporal e a pressão arterial”, disse Kim. “Queremos livrá-los desses fios”. Além de Kim e seus colegas da WSU, o estudo tem como coautores pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), da Universidade Nacional de Pukyong e da Faculdade de Medicina da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul.


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"