Publicado em 22/05/2018, às 16h25 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Que delícia é olhar para o nosso filho e ver o quanto o amamos, não é? Mais gostoso ainda é poder dizer isso para ele, mas quando você vai fazer isso sua voz sempre sai de um jeito engraçado. Estranho? Não! “Quando olhamos para um bebê ou uma criança pequena é quase imediato que o nosso comportamento fique infantilizado, mudamos a entonação da voz e certas vezes até agimos como bobos”, comenta Aline Bellino, psicóloga e autora do livro Letras e Fonemas, filha de Idamar e Álvaro.
Segundo a especialista, quando a gente conversa com o bebê a área do cérebro responsável pelo sentimento de recompensa começa um processo neuroquímico que resulta em comportamentos que produzam uma sensação de acolhimento. “Isso nos incentiva a interagir com a criança das formas mais inusitadas”.
Além disso, segundo a Karina Weinmann, neurologista pediátrica e filha de Jacira e Hugo, nosso comportamento é para chamar a atenção da criança. “Quanto mais careta e alteração na voz você tiver, mas seu filho presta atenção. A gente tende a repetir esse comportamento”, explica. Mas é importante mudar o tom de voz em cada situação. Se você estiver feliz, pode usar um tom mais agudo e fazer brincadeiras, agora na hora da bronca é bom engrossar a voz e ser firme e faz cara de bravo, mesmo com um bebê. Ele vai perceber essas mudanças.
Só até os 2 anos
Nada de continuar infantilizando a voz após os dois anos do seu filho. “A gente recomenda que seja até os 18 meses, se não infantiliza a criança”, recomenda Karina. Depois desse período você já pode começar a falar com uma intonação normal com a criança.
Durante o aprendizado da fala, corrija quando ele disser alguma coisa errada. Como a criança é fofa, a gente tende a achar engraçado e algumas vezes incentivar que ela diga de maneira errada de novo. Não faça isso! Fale para o seu filho a maneira certa de pronunciar aquela palavra. A gente sabe que é difícil, porque sempre será seu bebê. Mas ele precisa crescer.
Leia também:
Você sabe quando e por que os bebês começam a sorrir?
Entenda as fases do sorriso do bebê e seu desenvolvimento da fase
Bebê ri quando a mãe come batatinha
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família