Primeiro passeio do bebê: veja os cuidados e a lista completa do que levar na bolsa

Para aproveitar esse momento da melhor forma, separamos algumas dicas sobre a idade certa para fazer o primeiro passeio com o bebê, os cuidados necessários e a lista completa do que não pode faltar!

Resumo da Notícia

  • Antes de sair de casa com o bebê pela primeira vez, chegam muitas dúvidas sobre o que levar na bolsa para que esse momento seja mais tranquilo
  • Os locais tranquilos, abertos, arejados e sem aglomeração de pessoas, como parques, praças e praias, são ideais para começar os passeios com o bebê
  • Veja dicas sobre a idade certa para fazer o primeiro passeio com o bebê, os cuidados necessários e a lista completa do que não pode faltar

Sair de casa com o bebê pela primeira vez é uma verdadeira aventura. Junto com a ansiedade de fazer um passeio ao lado do seu filho, chegam também muitas dúvidas sobre o que levar na bolsa para que esse momento seja mais tranquilo. A gente sabe que o primeiro passeio demanda muitos cuidados e trabalho, mas vale a pena! Além de ajudar no desenvolvimento do bebê, ter contato com o mundo externo ao lado do seu filho faz muito bem para os próprios pais. Para aproveitar esse momento da melhor forma, separamos algumas dicas sobre a idade certa para fazer o primeiro passeio com o bebê, os cuidados necessários e a lista completa do que não pode faltar!

-Publicidade-
É importante evitar os passeios no primeiro mês de vida do seu filho (Foto: Getty Images)

Qual é o momento certo para o primeiro passeio do bebê?

A ansiedade para sair de casa com o bebê pode ser grande, mas é importante evitar os passeios no primeiro mês de vida do seu filho. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os pais devem ficar atentos nesse período e manter apenas as saídas de casa mais necessárias, como idas ao pediatra ou ao posto de saúde para cumprir o calendário de vacina do bebê, por exemplo. Isso porque, nas quatro primeiras semanas de vida, seu filho ainda está em um período importante de adaptação, com o sistema imunológico sendo formado. Após os dois meses de vida, já é mais tranquilo sair de casa com o bebê para passeios curtos, pois ele já recebeu as principais vacinas e desenvolveu anticorpos por meio do aleitamento materno.

Dê preferência aos locais tranquilos, abertos, arejados e sem aglomeração de pessoas (Foto: iStock)

Quais os cuidados no primeiro passeio do bebê?

Os locais tranquilos, abertos, arejados e sem aglomeração de pessoas, como parques, praças e praias, são ideais para começar os passeios com o bebê, principalmente em tempos de pandemia. Evite lugares como shoppings, supermercados, festinhas e outros locais fechados: isso é importante para diminuir as chances de contágio por germes e bactérias e causar o menor estresse possível no bebê. Se preferir visitar algum familiar, tenha o cuidado de checar se não há ninguém doente na casa.

Caso tenha que andar de carro para chegar ao local, lembre-se de colocar seu filho no bebê conforto, que deve ser posicionado no banco traseiro, de costas para o painel, até ele completar 1 ano de idade ou 10 quilos. A dica é deixar o bebê virado de frente para você, para ficar mais fácil de checar como ele está durante o trajeto. Outro cuidado importante é com a temperatura do dia, vestindo seu filho sempre com roupas adequadas, e com a exposição ao sol. Se o passeio for ao ar livre, vale fazer antes das 10h ou depois das 15h, e usar sombrinhas, já que não é permitido aplicar protetor solar até o bebê completar 6 meses de vida.

Lembre-se de colocar seu filho no bebê conforto, que deve ser posicionado no banco traseiro, de costas para o painel (Foto: Getty Images)

O que levar no primeiro passeio do bebê?

Tudo vai depender do local e do tempo do passeio! No entanto, para te dar uma boa base, preparamos uma lista do que é essencial para a mala do bebê durante as saídas. Escolha uma bolsa com compartimentos diferentes para acomodar tudo de forma organizada e carregar com mais facilidade:

  • Trocador portátil
  • Lenços umedecidos: além de ajudar na troca de fraldas, são ótimos para a limpeza da pele e das mãos do bebê
  • Creme contra assaduras
  • Água de limpeza: é muito prática e será sua maior aliada nas trocas de fraldas
  • Talco em gel: pode ser usado por todo o corpo, prevenindo assaduras, brotoejas e coceiras
  • Fraldas: leve uma para cada hora que você for passar fora. Para recém-nascidos, leve duas fraldas extras
  • Álcool em gel: é ideal para limpar as mãos antes de trocar o bebê e mantê-las higienizadas em tempos de pandemia
  • Filtro solar e repelente: são fundamentais em passeios ao ar livre, mas somente para bebês com mais de 6 meses
  • Troca de roupa completa com body, macacão ou calça, blusa e meias
  • Sacos plásticos para armazenar fraldas e lenços sujos, caso não haja lixeira por perto
  • Fralda de pano para proteger o ombro de regurgitações
  • Uma manta, se o tempo esfriar
  • Casaquinho extra com capuz
  • Um brinquedo: escolha os menores e de fácil transporte, mas que seu filho goste bastante
  • Garrafa de água e um lanchinho para você