Bebês

Primeiros dentes: dicas para não deixar a dentição atrapalhar o sono do seu filho

É importante que um não atrapalhe o outro - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 07/10/2020, às 08h01 - Atualizado às 08h20 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Se você está passando pela fase da dentição do seu filho, provavelmente já percebeu que os sintomas desse período – incluindo dor na gengiva, erupção na boca e produção excessiva de saliva – podem deixar os bebês extremamente agitados e nervosos. Essa irritabilidade geralmente piora durante os cochilos e a hora de dormir, quando eles não têm as distrações diurnas típicas, diz Ari Brown, M.D., pediatra e co-autora do livro “Baby 411: Respostas claras e conselhos inteligentes para o primeiro ano do seu bebê“.

É importante que um não atrapalhe o outro (Foto: Getty Images)

Para ajudar seu bebê que está passando pela dentição a cochilar e dormir profundamente – o que também irá te ajudar a ter um tempo para relaxar – aqui vão algumas dicas aprovadas por especialistas sobre dentição e sono:

Truques para seu filho dormir bem durante a fase de dentição

Para aliviar a dor, ignore as velhas lendas sobre esfregar uísque ou outra bebida alcoólica nas gengivas do seu bebê, isso pode ser perigoso! A Food and Drug Administration (FDA) – agência federal dos Estados Unidos responsável pela  proteção e promoção da saúde pública através do controle e supervisão da segurança alimentar – também desaconselha o uso de cremes e géis anestésicos, bem como comprimidos homeopáticos para dentição, devido aos potenciais efeitos colaterais negativos. Em vez disso, tente uma dessas soluções de dentição aprovadas por especialistas para a noite e hora do cochilo:

Anestesiar as gengivas com itens frios

Itens frios podem anestesiar as gengivas do seu bebê, o que pode aliviar um pouco a dor, diz Jeannie Beauchamp, D.D.S., uma dentista pediatra em Clarksville, Tennessee, nos Estados Unidos. Ela recomenda deixar seu filho mastigar um pano úmido e frio antes de dormir (coloque no freezer por 30 a 60 minutos antes). Outros pais dão ao bebês comidas e bebidas geladas, como purê de maçã ou frutas congeladas.

Teste os mordedores

Os mordedores (ou chamados anéis de dentição) frios também podem funcionar. Você pode colocá-lo no freezer por alguns minutos antes de dar ao seu filho – apenas certifique-se de que ele não tenha nenhum furo, mesmo que seja pequeno, pois seu bebê pode acabar ingerindo a substância de dentro acidentalmente.

Coloque um pouco de pressão nas gengivas

O Dr. Beauchamp também recomenda aplicar uma leve pressão nas gengivas do seu bebê, e segundo ele, a sensação é calmante. Basta esfregar o dedo ao longo das gengivas enquanto eles estão relaxando para dormir. Certifique-se de lavar bem as mãos primeiro!

Dentição x sono: veja como ajudar seu filho para que um não atrapalhe o outro (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

Use medicamentos apenas com orientação médica

Pergunte ao seu pediatra ou dentista se você pode dar ao seu filho uma dose apropriada de acetaminofeno infantil ou ibuprofeno infantil. Esses medicamentos podem ser recomendados para pessoas com mais de 6 meses, desde que você dê a dose correta e administre-a criteriosamente, diz John Liu, D.D.S., presidente da Academia Americana de Odontologia Pediátrica e odontopediatra em Issaquah, Washington. Evite dar aspirina a crianças, pois está associada a uma doença rara, mas grave, chamada síndrome de Reye.

Limpe o excesso de baba

A baba está causando erupções cutâneas desconfortáveis ​​no rosto do seu bebê? Limpe o excesso da saliva regularmente, troque as roupas do bebê quando necessário e hidrate a pele com produtos próprios para bebês.

Mantenha sua rotina de sono

Não interrompa a rotina de sono do seu bebê por causa da dentição. Isso pode realmente atrapalhar o sono do seu filho ainda mais, e a familiaridade de uma rotina cria um ambiente melhor para o autocuidado.

A agitação noturna pode ser outra coisa?

Se o seu filho não estiver com outros sintomas de dentição além da inquietação, o sono interrompido pode ser devido a outros fatores. Infecções de ouvido ou resfriados também atrapalham o sono, portanto, se você suspeitar que seu bebê pode estar doente, ligue para o pediatra.

Alcançar novos marcos, como engatinhar ou ficar em pé também pode atrapalhar o sono do seu bebê. Isso acontece porque ele está tão animado para aprender essas novas habilidades que quer praticar o tempo todo! Outro gatilho pode ser a ansiedade por alguma separação ou mudança brusca.


Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Bell Marques e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório

Carol Celico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"

Astrid Fontenelle conta que adoção foi determinante para divórcio de ex-marido - (Foto: Reprodução/Instagram/LinkedIn)

Família

Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"

Bruna Biancardi veste Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"

Alyona e a mãe biológica - Reprodução/ The Sun

Família

Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade

Andréa Mota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"

As duas filhas de Morgana, Alice e Julia nasceram em Londres, na Inglaterra, ambas do casamento com Luiz Schiller - Reprodução/ Instagram

Bebês

Irmã de Alice, a menina das palavras difíceis, impressiona ao falar “batata” com 7 meses

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!