Bebês

Primeiros dentes do bebê: você precisa limpar mais de uma vez por dia

A gente te explica o passo a passo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Completar 6 meses é um marco para o bebê e para a família. É nessa fase que seu filho para de mamar, já dorme sozinho no quarto, começa a interagir mais com o ambiente e… começam a nascer os primeiros dentes! Viu quanta coisa acontece nesse tempo? É por isso que a primeira dentição costuma gerar tantas dúvidas e ser vista como um momento difícil.

Para começar, é importante lembrar que, nessa hora, não existe regra, nem certo ou errado, mas uma coisa é verdade: o bebê fica mesmo mais chatinho quando o dente está nascendo. Dói, gente! Quem nunca ficou de mau humor quando não estava bem de saúde?

“É um processo de inflamação. A pele da gengiva está se rompendo lentamente. Isso incomoda um pouco, mesmo”, explica o pediatra Cid Pinheiro, pai de Felipe e Guilherme e coordenador da equipe de pediatria do Hospital São Luiz Morumbi. O especialista, que também é professor de medicina da Santa Casa de São Paulo, explica que o processo de crescimento pode durar de 4 a 7 dias para cada dente, normalmente. Durante esse período, podem surgir alguns sintomas físicos, como febre.

Mas não se desespere. “A criança não vai ter 38 graus de temperatura por causa do dente”, tranquiliza o pediatra. Ele ressalta que o período é mesmo mais difícil. De acordo com o pediatra, nessa fase, as crianças têm muitas infecções virais. “Elas começam a sair mais de casa e ter contato com outras crianças. Estão aprendendo a se defender dos ‘bichinhos’ e criando anticorpos. Esses fatores podem deixá-las doentes quase todo mês”, explica.

Boca também se limpa

No processo de nascimento dos primeiros dentes, e mesmo antes, a boca do bebê deve ser limpa. “A limpeza deve ser feita com o dedo mesmo ou com dedeiras e apenas com água”, indica o pediatra.

A frequência deve ser a mesma que usamos para os mais velhos: após as refeições. N